Tipos de Alisamento de Cabelos

Nos últimos anos os cabelos super lisos e chapados ganharam a cabeça das mulheres e se tornaram preferência nacional, mesmo quando as tendências da moda apontam a volta dos cabelos crespos e ondulados a maioria das mulheres continua entregando as suas madeixas para serem alisadas.

Para atender essa demanda foram desenvolvidas diversas técnicas de alisamento, que podem ser aplicadas nos cabelos de qualquer tipo, comprimento ou textura. A indústria de cosméticos evoluiu rapidamente e se utilizou de tecnologias avançadas para desenvolver produtos e técnicas que permitissem o alisamento dos fios, deixando os fios com aspecto saudável e natural.

Porém, mesmo com a evolução das diversas técnicas de alisamento, é importante manter alguns cuidados extras com os cabelos alisados, para que o processo de alisamento ou mesmo de retoque do alisamento obtenha o efeito que se deseja, evitando conseqüências indesejadas como a agressão a fibra capilar e o ressecamento excessivo.

Entre as várias formas de alisamento os mais comuns são o brushing ou a chapinha, que são métodos temporários que se terminam quando os cabelos são lavados, os métodos progressivos que tem duração de até 3 meses que são as escovas progressivas, o relaxamento e a escova francesa e os métodos definitivos, ou a escova definitiva em que a duração pode chegar até um ano.

Cada um desses métodos utiliza produtos diferentes que atendem a necessidade de cada espécie de técnica, contudo todos esse métodos utilizam produtos que tem a função de desestruturar a estrutura capilar, permitindo que sua textura interna seja modificada tornando-se menos ondulado ou mesmo liso. Esses produtos são a amônia que é o mais comum, o hidróxido de sódio, o hidróxido de cálcio, lítio ou guanidina, além do formol, que é muito discutido, e que deve ser utilizado dentro dos percentuais permitidos pela ANVISA.

Vale ressaltar que antes de escolher qual o tipo de química você vai usar no seu cabelo é bom se informar bem e conversar com seu cabeleireiro, pois até que saia totalmente pelo corte dos cabelos você não deverá utilizar outra forma, pois dois tipos diferentes de química podem entrar em choque e provocar um grande estrago em seus cabelos.

Além dessas técnicas surgem a cada dia outras formas de alisamento que se dizem menos agressivas e são aplicadas nos salões de beleza, a exemplo das escovas de chocolate, de mel, de cristal e tantas outras. Porém na realidade a maioria dessas escovas são as mesmas de que tratamos anteriormente, só possuem um forte aroma para disfarçar o cheiro dos produtos químicos, obtendo no final o mesmo resultado.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply