Tipos de adubos para plantas

PUBLICIDADE
O adubo adequado favorece o crescimento da planta.

Para que a planta cresça bonita e saudável, é necessário que ela conte com um bom adubo. A escolha do produto que deixará o solo com mais nutrientes faz toda a diferença para a sobrevivência dos vegetais, por isso vale a pena tomar cuidado na hora de escolher os tipos de fertilizantes adequados.

A adubação correta das plantas se revela algo tão importante quanto a irrigação, à claridade natural e as podas. Este conjunto de itens faz parte da manutenção, que garante a qualidade de vida para as plantas cultivadas diretamente no solo ou em vasos.

O adubo correto é aquele que fornece para a planta os elementos indispensáveis para a vida. Sem estes nutrientes oferecidos pelo cultivo e pelos cuidados periódicos, o vegetal corre o risco de acabar enfraquecendo e morrendo.

PUBLICIDADE
A falta de adubo ou a quantidade exagerada de fertilizante causa a morte da planta.

As plantas costumam apresentar sinais que indicam a carência de adubo, como as folhas mal formadas e a falta de floração. Alguns aspectos denunciam que a planta está precisando de determinados nutrientes: em casos de folhas amarelas, falta nitrogênio ou fósforo, folhas com pigmento roxo ou vermelho indica insuficiência de fósforo e ressecamento significa escassez de potássio.

A frequência da adubação depende muito da necessidade de cada espécie, mas os especialistas recomendam renovar os nutrientes do solo pelo menos a cada 30 dias. Contudo, é importante também tomar cuidado para não exagerar na quantidade de adubo, pois o excesso de nutrientes pode matar a planta. Além de um bom adubo, é possível apostar nas minhocas para melhorar o desenvolvimento do jardim.

Conheça os principais tipos de adubo

O adubo pode ser orgânico, mineral ou químico.

Para determinar o melhor adubo, é necessário avaliar as necessidades gerais dos vegetais. Em média uma planta precisa de 16 elementos para crescer saudável, sendo que 13 são retirados do solo, exceto oxigênio, hidrogênio e carbono.

Os nutrientes básicos para a saúde da planta são nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, enxofre e magnésio. Os vegetais também precisam de um solo rico em micronutrientes para ter um melhor crescimento. Normalmente os adubos orgânicos, químicos e minerais são enriquecidos com os elementos mencionados.

Adubo orgânico: pode ser preparado em casa e enriquece o solo dos jardins residenciais. Ele é composto por esterco animal, cascas de frutas e legumes e elementos vegetais em decomposição. Apesar da sua ação ser lenta, o adubo orgânico tem a vantagem de não danificar a planta e ainda melhorar a estrutura do solo.

Saiba mais: Adubos caseiros e ecológicos – dicas

PUBLICIDADE

Adubo mineral: este tipo de adubação é muito usado pelo agricultor que deseja melhorar a produtividade da sua terra. Este produto pode ser encontrado a venda em granulados, pó, líquido ou pastilhas.

Adubo químico: com nutrientes balanceados e a capacidade de agir imediatamente, este tipo de adubo tem sido adotado no cultivo das plantas. No entanto, ele deve ser aplicado com cuidado, seguindo as instruções do fabricante para não matar o vegetal com sobrecarga de nutrientes.

Veja também: Cuidados básicos com o jardim 

Leia também:

2 Comentários

  • gostaria de saber qual o adubo adeguado p/cajamanga.

  • Uma boa opção de adubação para suas plantas é a SUPER TERRA VEGETAL PLANT PLUS, embalagens de 05, 20 e 40 litros.

    Conheça nossos produtos (adubos, pedras, terra vegetal, casca, xaxim entre outros).

    Venha ser nosso parceiro!

    Fernando Mesquita
    ComposFort Agrícola

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.