Tintas que substituem azulejos de cozinha

A cozinha se destaca como um dos espaços mais importantes da casa. É nela que os moradores preparam as refeições, armazenam os alimentos e…

Por Isabella Moretti em 21/02/2013

A cozinha se destaca como um dos espaços mais importantes da casa. É nela que os moradores preparam as refeições, armazenam os alimentos e cuidam da limpeza. Recentemente o cômodo também foi incorporado à área social da casa e se transformou em um ambiente para receber visitas.

A tinta que substituí azulejos resiste a limpeza frequente. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Revestimento para cozinha: fotos, como escolher

Azulejo: o revestimento da cozinha tradicional

Antigamente, o tipo de revestimento mais utilizado na cozinha era o azulejo. As peças de cerâmica deixavam o ambiente bonito, resistente à umidade e com limpeza simplificada. Com o passar do tempo, os azulejos começaram a apresentar falhas difíceis de reparar, como rachaduras e acúmulo de sujeira no rejunte.

Os azulejos também costumam deixar o visual da cozinha cansativo, especialmente quando são sobrecarregados de cores e desenhos. Quando o morador se cansava do revestimento cerâmico, ele não tinha outra opção a não ser enfrentar o ‘quebra-quebra’ da reforma para modificar as paredes da cozinha.

Graças às novas tecnologias do mercado de material de construção, os azulejos estão sendo substituídos gradualmente pelos novos tipos de tintas, que garantem um acabamento resistente e fácil de ser limpo.

Tinta que substitui azulejo: saiba mais

O revestimento com pintura facilita a tarefa de mudar o visual da cozinha. (Foto:Divulgação)

A tinta que substitui o azulejo começou a fazer sucesso nos Estados Unidos, sendo considerada moderna e com muitas vantagens. No Brasil, o produto já está conquistando o seu espaço e garantindo a composição de cozinhas coloridas.

Diferentes dos outros tipos de acabamento, a tinta que substitui o azulejo reconhece as necessidades da cozinha, ou seja, sabe que se trata de um ambiente vulnerável ao acúmulo de sujeira e a ação da gordura. As tecnologias modernas presentes na fórmula facilitam a limpeza da superfície, sem interferir na qualidade do acabamento.

Várias marcas de produtos para pintar a casa já estão trabalhando com o conceito de tintas que substituem azulejos, como é o caso da Suvinil. O ‘Suvinil Limpa Fácil’, por exemplo, permite fazer um acabamento acetinado e capaz de suportar limpezas frequentes. Já a tinta ‘Suvinil Epoxi’ deixa a superfície brilhante, resistente e com alta dureza.

Suvinil Limpa Fácil, uma opção de tinta que substituí azulejos. (Foto:Divulgação)

A tinta que substitui o revestimento cerâmico da cozinha não oferece apenas facilidades na limpeza, ela também garante maior flexibilidade para mudar a decoração, quando os moradores julgarem necessário. A grande gama de cores também permite colocar em prática diferentes projetos, sem tanta bagunça durante a reforma.

Se o morador não quer trabalhar apenas com tinta branca na pintura das paredes da cozinha, ele pode apostar em outros tons, como verde, vermelho, laranja, amarelo, rosa ou azul. A escolha da cor da tinta depende muito das sensações que se deseja causar.

Veja também: Cor de parede de cozinha: como escolher

Top