Tinta ideal para pintar ferro

Tinta ideal para pintar ferro

O ferro requer uma pintura adequada, caso contrário ele acaba corroído pela ferrugem e se torna um material difícil de recuperar. Hoje, é possível…

Por Isabella Moretti em 31/08/2015

O ferro requer uma pintura adequada, caso contrário ele acaba corroído pela ferrugem e se torna um material difícil de recuperar. Hoje, é possível encontrar nas lojas de materiais de construção produtos específicos para o acabamento do metal, o que melhora os resultados da obra.

O ferro não pode ser pintado com qualquer produto. (Foto:Divulgação)

O ferro não pode ser pintado com qualquer produto. (Foto:Divulgação)

Tinta ideal para pintar ferro

Uma das principais dúvidas na hora de construir ou reformar a casa diz respeito à escolha da tinta ideal para pintar o ferro. As pessoas que não conhecem a técnica acabam pintando portas, portões e janelas com tinta inapropriada e sem a proteção necessária.

Quando o ferro não recebe o acabamento adequado, ele sofre com a oxidação. Este processo é resultado do contato com a umidade do ar e gera corrosões. A estrutura enferrujada precisa ser lixada para recuperar a uniformidade e depois receber um produto que protege contra ferrugem.

Como proteger o ferro da ferrugem?

Antes de receber a tinta, o ferro precisa estar livre de ferrugem. (Foto:Divulgação)

Se o portão já estiver enferrujado, é necessário usar uma lixa para recuperar o material. No entanto, quando a ferrugem está presente em excesso, a melhor opção é usar uma escova de aço.

Depois que estiver livre de ferrugem, o ferro precisa receber uma camada de líquido neutralizador, também chamado de Zarcão Universal. Este produto é considerado um complemento que garante proteção anticorrosiva para superfícies ferrosas, principalmente aquelas que estão em contato com o exterior.

Qual a tinta certa para pintar o ferro?

A escolha da tinta é fundamental para garantir um bom acabamento do ferro, afinal, não é qualquer produto que pode ser usado no material. Os especialistas recomendam fazer a pintura com esmalte sintético brilhante à base de solvente, esmalte acrílico, esmalte poliuretano ou tinta automotiva. Jamais o pintor deve escolher tinta à base de água.

A tinta automotiva é a mais duradoura e resistente. (Foto:Divulgação)

Quem busca resistência e durabilidade deve escolher a tinta automotiva para pintar o ferro. Ela é capaz de suportar os efeitos do sol e da chuva, mas chega a custar três vezes mais do que o esmalte sintético.

A pintura do ferro pode ser feita com o auxílio de um compressor, assim o resultado do acabamento se torna melhor. É fundamental seguir as instruções do fabricante da tinta e aplicar de duas a três demãos para obter o máximo de proteção do material.

Dicas para obter o melhor resultado na pintura do ferro

Na hora de pintar a estrutura de ferro, algumas dicas fazem toda diferença. Confira:

• Use óculos de proteção, luvas de borracha e uma máscara para evitar o contato com resíduos.

• Todo o processo de pintura deve ser realizado em um mesmo período do dia, pois o ferro não pode ficar exposto à oxidação.

• O intervalo entre as aplicações de tinta é de quatro horas.

• O horário mais adequado para pintar é o início da manhã ou o final da tarde.

Veja abaixo o vídeo de “Como Pintar Portão de Ferro“:

Top