Timidez no trabalho: como lidar

A timidez é um problema que pode se manifestar de várias formas e nas mais diferentes ocasiões, entretanto quando esse problema ocorre frequentemente no…

A timidez pode se manifestar de várias formas e em diferentes ocasoões

A timidez é um problema que pode se manifestar de várias formas e nas mais diferentes ocasiões, entretanto quando esse problema ocorre frequentemente no ambiente de trabalho, pode acabar trazendo vários prejuízos e impedir o crescimento profissional.

Confira algumas dicas para lidar com a situação e vencer definitivamente esse vilão de carreiras.

Confira mais sobre o assunto e saiba como lidar com a timidez.

1. Acabe com o medo

Geralmente as pessoas tímidas possuem uma autoimagem bastante negativa e costumam achar que todo mundo estará as avaliando constantemente. É importante ter em mente que as atenções nem sempre estão focadas em você, que todo mundo está sujeito a errar e que, por isso, não é preciso ter medo de ser imperfeito.

2. Assuma compromissos consigo mesmo

Uma excelente maneira de exercitar a autoconfiança é se colocar a prova, assumindo responsabilidades para consigo mesmo e cumprindo cada uma das metas estabelecidas. Se você prometeu a si mesmo que arrumaria tempo para ler um livro ou mudar o visual, cumpra o prometido.

3. Exercite o autoconhecimento

Para acabar de vez com a timidez pode ser preciso dar um tempo na correria da vida para olhar pra dentro de si e buscar respostas para as situações vividas. Uma boa dica é evitar focar os pontos negativos e dar mais importância às próprias qualidades.

Procurar “investir” em si mesmo, fazendo aulas de teatro, oratória ou terapia, ajuda a superar o problema e ainda desenvolver outras qualidades.

Leia Também:  Como Vencer a Timidez no Trabalho

4. Acabe com a rotina

É indispensável que a pessoa tímida se policie para eliminar todos seus hábitos de acomodação e tente superar a timidez, fazendo as coisas que sempre teve vontade de fazer e quebrando algumas verdades criadas por ela mesma.

Pessoas tímidas acabam perdendo grandes chances

5. Seja ponderado

Dar um passo maior do que a perna pode trazer muita frustração e acabar com as chances de sucesso para vencer a timidez, portanto, o ideal é ser bastante ponderado sem se esquecer de que aprender a lidar com a timidez é uma tarefa gradativa e que exige tempo.

O importante é vencer, diariamente, pequenos desafios para se preparar para encarar aquelas situações que são capazes de deixar mole a perna de qualquer um, como apresentar um projeto ou administrar uma palestra.

6. Mantenha a agenda organizada

Adiar projetos por causa da timidez é uma atitude que cria cada vez mais resistência em acabar aceitando a situação. Por isso é fundamental seguir a agenda e não adiar nada planejado.

7. Esteja sempre preparado

Se manter preparado para enfrentar cada desafio é muito importante para minimizar a ansiedade e melhorar a autoconfiança. As dicas são ensaiar o que vai falar em frente ao espelho, fazer exercícios de relaxamento e planejar uma boa estratégia para abordar a situação.

8. Apoio profissional

A ajuda de um profissional pode tornar mais fácil a tarefa de vencer as dificuldades da timidez. Como já foi sugerido, aulas de oratória e teatro são excelentes opções de atividades que ajudam a melhorar a desenvoltura, enquanto que a psicoterapia é muito boa para diminuir as ansiedades e aflições.

Perder a timidez é fundamental para ter sucesso no trabalho

Para garantir o sucesso profissional e acabar de uma vez por todas com a timidez, basta por as dicas em prática, sem se esquecer de que o mais importante é não ter medo de arriscar e parar de se cobrar demais.

Leia Também:  Número de Série da Nota Premiada Dez Reais - Domingo Legal

Conheça também as diferenças entre timidez e insegurança.

Top