Tetos Verdes para Residências

Com assuntos ecológicos à tona como o aquecimento global, a devastação das florestas tropicais e a poluição do ar e dos mares, as casas…

Com assuntos ecológicos à tona como o aquecimento global, a devastação das florestas tropicais e a poluição do ar e dos mares, as casas e prédios também estão se tornando verdes. É o chamado eco-design, que torna as moradias sustentáveis e ecológicas. Entre as várias medidas, vegetais são usados para decorar os telhados dos lares a fim de torná-los mais bonitos, confortáveis e ecológicos.

Casa com teto verde

Eles também são conhecidos como tetos verdes para residências. Além de deixarem o visual diferente e moderno, eles servem como um ar-condicionado natural para esses edifícios. A temperatura da casa ou do prédio pode ser reduzida em até 40%, pois a radiação do sol é absorvida pelas plantas. Por outro lado, quando o clima está muito frio, o teto verde isola o calor dentro do ambiente, mantendo-o quente para aconchegar toda a família. Além de tornar o ambiente confortável, ainda economiza energia porque não haverá a utilização de eletrodomésticos para esquentar ou esfriar o clima interno da construção.

Em prédios, a vegetação pode estar em todas as suas laterais, permitindo um maior isolamento do calor, tanto interno quanto interno. É muita economia de energia elétrica, pensando-se no grande número de salas e pessoas que existem dentro de um edifício.

Prédio forrado com vegetais

Esse isolamento térmico acontece porque as plantas precisam da luz do sol para fazerem a fotossíntese, o seu processo de alimentação. A espessura da camada verde a ser colocada na residência também influenciará no isolamento da temperatura. Quanto mais grossa ela for, mais calor será absorvido. Por outro lado, a absorção da luz e a espessura da camada vegetal fazem com que haja menos variações na temperatura interna dos cômodos, pois as plantas se alimentam da energia durante o dia e mantêm a temperatura de dentro durante a noite. No inverno, acontece o oposto: o telhado conserva o calor no interior das residências, servindo como um isolante.

Continuar Lendo  Olho Mágico para Porta

As grandes cidades são ocupadas por casas e edifícios, tanto residenciais quanto comerciais. O asfalto é impermeável e os carros são poluentes. Além disso, os materiais usados para construir residências, automóveis, ruas e estradas refletem o calor do sol. Por isso, esses centros têm uma atmosfera quente e que quase não permite às pessoas respirarem.

Assim, as coberturas ecológicas ajudam a absorver os raios solares, evitando que eles voltem à atmosfera. As plantas ainda sugam o gás carbônico exalado pelos automóveis e pelas indústrias, reduzindo o efeito estufa e a poluição do ar.

Outra vantagem dos tetos verdes é que eles retêm uma parte da água da chuva, como se fosse uma encosta que solta a água mais lentamente, dando tempo dela escoar pelos bueiros, evitando assim, as enchentes nas cidades. E com a retenção da água pelas raízes e consequente liberação do vapor, as plantas regulam a umidade local, fazendo com que haja menos problemas respiratórios.

Cidade com tetos verdes

Os telhados ecológicos são econômicos, pois protegem a cobertura onde são plantados, sejam eles de concreto, lona ou telha porque eles evitam o superaquecimento provocado pelos raios ultravioletas e pelas chuvas excessivas.

Há dois tipos de tetos verdes: os que são cobertos por terra e argila com a vegetação sobre elas e os módulos pré-elaborados, no qual são colocadas bandejas com as plantas sobre a estrutura de concreto ou de telha.

Esquema para se colocar o teto verde

Os vegetais a serem escolhidos devem ser de acordo com o clima, a incidência solar, eólica e pluvial da região em que a casa ou o prédio forem construídos para evitar o mínimo de manutenção possível. Eles não podem crescer muito para que não sejam levados pelo vento.

Além de deixarem as casas e os prédios mais bonitos e modernos, os telhados ecológicos trazem muito conforto, economia e calma para os seus moradores e para a vizinhança. Estar perto da vegetação faz com que as pessoas fiquem mais tranquilas e relaxadas. Adote essa ideia e proteja a sua família e o meio ambiente.

Continuar Lendo  Decoração de Cozinha Com Pastilhas

Top