Teto colorido: dicas, ideias, fotos

Uma nova forma criativa e moderna de mudar a decoração da casa é investindo no teto colorido. A novidade tem feito sucesso nas residências…

Por Isabella Moretti em 05/11/2012

Uma nova forma criativa e moderna de mudar a decoração da casa é investindo no teto colorido. A novidade tem feito sucesso nas residências de várias famílias brasileiras, principalmente aquelas que estão enjoadas da monotonia das cores nos ambientes.

Teto pintado de lilás no quarto de menina. (Foto:Divulgação)

O teto colorido faz parte da revolução das cores, que nos últimos tempos passou a mudar o rumo do design de interiores. Quem aposta em um acabamento diferenciado para o teto garante novas sensações e também valoriza as principais tendências do setor.

Dicas e ideias para os tetos coloridos

Muitas pessoas acabam não aceitando a ideia de colorir o teto com medo de fugir do convencional. Elas sentem receio da atmosfera de informalidade ou até mesmo não querem correr o risco de parecer cafona. No entanto, a ideia do teto com cor diferente está super em alta e deve incorporada no projeto.

Mudar a cor do teto é uma ótima sugestão de reforma, principalmente se os moradores gostam de espaços coloridos, modernos e descontraídos. A nova cor no teto deve se distinguir do tom que prevalece nas paredes, caso contrário a diferença não será sentida.

O efeito do teto colorido na decoração é surpreendente, pois ele é capaz de tornar o espaço mais alegre, lúdico e energizado. Dependendo da cor que foi trabalhada para pintar o teto, os moradores desfrutam de uma sensação de bem-estar ao elevar o olhar.

Veja também: Modelos de ventiladores de teto

Antes de colorir o teto do cômodo, é importante conhecer a simbologia das cores. (Foto:Divulgação)

Antes de colorir o teto de um cômodo, é importante que o morador conheça a simbologia das cores para explorá-las de forma direcionada. Por exemplo, se a intenção é transmitir a sensação de leveza, tranquilidade e descanso, o ideal é trabalhar com cores frias, como azul e verde. Por outro lado, se o objetivo consiste em alegrar e energizar o dia-a-dia, então vale apostar em tons mais quentes, como laranja, vermelho e amarelo.

Além de realçar a beleza da decoração, o teto colorido também costuma mudar o efeito da iluminação, por isso a cor deve ser muito bem pensada. As escolhas inapropriadas podem acabar deixando o ambiente muito escuro ou quente.

A escolha da cor para o teto colorido não depende apenas do gosto, é necessário buscar uma harmonia com os demais elementos da decoração, como o piso, os acessórios e móveis.

O teto colorido deve buscar uma harmonia com os demais elementos do ambiente. (Foto:Divulgação)

Um ambiente revestido com piso de madeira, por exemplo, combina com um teto em tom de terra ou caramelo para evidenciar o aspecto mais rústico da decoração. Se o espaço possui muitas plantas e objetos em tons frios, então vale a pena pintar o teto com um verde ou azul escuro para deixar a área visualmente mais equilibrada.

Quem não quer ousar muito na decoração e busca algo mais discreto deve escolher um tom pastel para o teto colorido. Já se a intenção é criar uma atmosfera divertida, então o vermelho é a melhor solução.

Quando o assunto é teto colorido, o azul ainda se destaca como a cor mais pedida. Ele fica bem em qualquer canto da casa, incluindo sala, banheiro, quarto e até mesmo cozinha.

Saiba mais: Invista na decoração com tetos coloridos

Fotos de ambientes com teto colorido

Veja a seguir uma seleção de fotos de tetos coloridos:

Top