Testes de proficiência em outros idiomas: como estudar

Qualquer prova, seja de concurso ou de escola, precisa de atenção e também de uma preparação inicial que irá garantir a organização das ideias.…

Qualquer prova, seja de concurso ou de escola, precisa de atenção e também de uma preparação inicial que irá garantir a organização das ideias. Para isso, é necessário conhecer o tipo de prova você irá prestar. Isso é muito importante, assim como redigir bem um texto, de acordo com as regras da norma culta, além de possuir um vocabulário rico e com coerência de ideias. Em um teste de proficiência ,é necessário possuir exatamente isso tudo, de forma aprimorada.

Um teste de proficiência, em geral, envolve diversas questões capazes de avaliar o grau de comunicação de um indivíduo em outra língua. Por isso, são aplicados exercícios que avaliam a comunicação verbal, oral e escrita dos candidatos. Os testes de proficiência estão cada vez mais sofisticados e isso exige uma preparação maior. Muitos candidatos procuram ajuda nos cursinhos, ou com professores particulares. Quem for bem disciplinado pode estudar por conta própria para o teste de proficiência, através de livros ou bons sites.

Quem vai prestar um teste de proficiência deve primeiro escolher qual será o método de preparação. (Foto: Divulgação)

Como estudar para um teste de proficiência

Em primeiro lugar é necessário que o candidato eleja um método de estudo. Quem decidir estudar por conta pode aproveitar os conhecimentos fornecidos pela Cambrigde University Press, que conta com coleções importadas e pode ser ótima para os seus estudos.É importante lembrar que, para passar em um teste de proficiência, é necessário que você tenha uma bagagem de conhecimentos no idioma.

No caso de quem decidir estudar e pagar por um cursinho preparatório para o teste de proficiência, será direcionado aos conhecimentos específicos. O professor, neste caso, irá direcionar uma metodologia com uma estratégia sobre como responder os exercícios.

Estudar sozinho para um teste de proficiência exige no muito esforço. (Foto: Divulgação)

Como resolver um teste de proficiência

Quem vai prestar um teste de proficiência deve ficar atento ao tempo, pois ele é quem pode afundar o resultado do candidato. Vencer o tempo é um grande desafio em qualquer prova, por isso o treinamento deve ser intenso e feito com antecedência. Resolva diversos simulados para treinar sua postura diante das provas. Treine, também, a escrita de redações e leia muito, pois isso ajuda a organizar ideias, de forma coerente.

Leia Também:  Teste de proficiência em outro idioma: dicas de estudos

Leia sempre os editais, fique atento às datas, material necessário, local e horário onde será realizada a aula. Outro ponto relevante é verificar a validade do teste. Uma boa preparação dura, no mínimo, 3 meses.

Compre bons livros para se preparar para um teste de proficiência. (Foto: Divulgação)

Sobre o teste de proficiência

O teste de proficiência é uma prova composta por 50 questões sobre 4 textos, às quais o candidato deverá responder, em apenas 3 horas. Os 4 textos têm, em média, 500 palavras; ou seja, aproximadamente 2000 caracteres.

Top