Teste Do Olhinho Gratuito

O teste do olhinho é um exame fundamental para a saúde do bebê, afinal, é através dele que o médico pode diagnosticar algum tipo…

O teste do olhinho é um exame fundamental para a saúde do bebê, afinal, é através dele que o médico pode diagnosticar algum tipo de doença que possa prejudicar a visão da criança. O exame é realizado de forma gratuita nos hospitais públicos e gera resultados precisos sobre a condição visual do recém-nascido.

Vários exames são realizados no bebê após o seu nascimento, sendo esta uma forma preventiva contra doenças que possam prejudicar a qualidade de vida daqui alguns anos. O teste do pezinho, orelhinha e olhinho são recomendados para todos os recém-nascidos, sendo que o sistema de saúde pública oferece os exames gratuitamente. As triagens neonatais ajudam a diagnosticar doenças com antecedência para que o bebê seja submetido a tratamento.

Há ainda algumas crianças que não são submetidas ao teste do olhinho gratuito quando nascem e ficam vulneráveis aos malefícios dos problemas visuais. Qualquer patologia ocular que se manifeste logo após o nascimento pode ser diagnosticada com o exame e favorecer realização de um tratamento o quanto antes.

Diferente do teste do pezinho, o exame que avalia a saúde dos olhos da criança é ainda pouco conhecido entre as mamães de primeira viagem. Algumas maternidades instruem sobre esse teste e mostram quais os benefícios que o exame é capaz de trazer. O teste do olhinho é tão eficiente que pode prevenir, em alguns casos, a cegueira irreversível.

O teste do olhinho em recém-nascidos acontece de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de colocar colírio nos olhos do bebê. Um aparelho apropriado, chamado oftalmoscópio, emite uma luz que atinge as pupilas do recém-nascido e o médico pode avaliar a saúde do olho. Os reflexos nos tons vermelho, laranja e amarelo indicam que a visão do bebê não apresenta qualquer problema.

Continuar Lendo  Dicas Para Quem Usa Aparelho Nos Dentes

O diagnóstico de possíveis patologias oculares acontece quando não é possível observar o reflexo emitido pelo oftalmoscópio. Desse modo, o bebê será encaminhado para exames mais precisos que permitem conhecer a doença que afeta seus olhos. Através do teste do olhinho, os médicos conseguem base para diagnosticar glaucoma, catarata ou mesmo a cegueira. Uma pesquisa já revelou que 3% dos recém-nascidos no mundo apresentam algum tipo de patologia ocular.

Apesar d ser um procedimento simples, o teste do olhinho ainda não é realizado em todos os estados brasileiros. Medidas estão sendo tomadas para que esse exame se torne obrigatório nos hospitais e não ofereçam qualquer tipo de custo as mamães.

Faça o teste do olhinho de graça e não coloque em risco a qualidade da visão do bebê.

Top