Teste da mecha: importância, como fazer

Os cabelos fazem parte da beleza feminina e por isso devem ser bem cuidados. Alguns fios são mais frágeis e por isso exigem cuidados…

Os cabelos fazem parte da beleza feminina e por isso devem ser bem cuidados. Alguns fios são mais frágeis e por isso exigem cuidados especiais durante processos químicos de beleza. O teste de mecha é indispensável para aplicação de alguns tipos de química, como as mechas e progressivas. Saiba mais sobre a importância do teste de mecha e veja como fazer.

O teste de mecha é essencial para que o resultado final da aplicação de química seja satisfatório. (Foto: divulgação)

Importância do teste de mecha

O teste de mecha é o nome dado ao procedimento feito antes da aplicação de produtos químicos aos cabelos. Eles são usados para avaliar se os fios são resistentes ao procedimento que será realizado em todo o cabelo. A ideia do teste de mecha é aplicar o produto cerca de 2 ou 3 dias antes do procedimento definitivo, minimizando assim o risco de problemas, como a queda dos cabelos.

Apesar de ser extremamente importante, o teste de mecha é pouco realizado nos salões de beleza. Isso se deve ao fato de os clientes apreciarem procedimentos rápidos e imediatos, mas também ao de fato de alguns profissionais negligenciarem esse serviço por confiança no produto.

O teste de mecha é indispensável para aplicação de quimica nos cabelos. (Foto: divulgação)

Veja também mechas em cabelos pretos, qual cor usar e como fazer 

Como fazer o teste de mecha

1. Antes de realizar uma escova progressiva, definitiva, tinturas e mechas são indispensáveis os testes de mecha;

2. Selecione uma mecha na parte inferior dos cabelos e aplique o produto que será o utilizado no procedimento definitivo;

3. Deixe agir durante o tempo que é necessário para finalizar o procedimento;

Leia Também:  Como escolher base para pele oleosa

4. Nos casos de escovas progressivas e definitivas, é necessário fazer todas as etapas de escovação e prancha dos fios;

5. Depois de realizado o procedimento, é necessário analisar os resultados. Verifique se os fios estão íntegros e se não ocorreu queda da mecha;

6. Durante todo o procedimento, é necessário observar se nenhuma alteração está ocorrendo na mecha;

7. Para finalização do procedimento é necessário aguardar de 2 a 3 dias. Dessa forma, é possível observar a mecha durante esse tempo.

Antes dos alisamentos químicos o teste de mecha deve ser feito para ver se o cabelo é resistente. (Foto: divulgação)

Veja também como fazer mechas em casa 

Os testes de mechas são procedimentos indispensáveis para a aplicação de produtos químicos nos cabelos. Eles ajudam a prevenir as quedas de cabelo e também evitam que fiquem quebradiços e sem vida. O teste deve ser realizado de 2 a 3 dias antes do procedimento definitivo. Portanto, quando for em um salão de beleza, exija do seu cabeleireiro o teste de mecha.

Top