Terremoto na Turquia deixa mortos e feridos

Neste domingo (23), um intenso abalo de intensidade 7,3 atingiu o leste da Turquia, e segundo o ministro do Interior, Idris Naim Sahin já…

Neste domingo (23), um intenso abalo de intensidade 7,3 atingiu o leste da Turquia, e segundo o ministro do Interior, Idris Naim Sahin já matou mais de 200 pessoas. Cerca de 1090 pessoas ficaram feridas.

De acordo com o ministro, ainda não é definitivo o número de vítimas e pode aumentar, já que muitas pessoas continuam soterradas.

A maioria das mortes aconteceu nas cidades de Van e de Ercis. Recp tayyip Erdogan, presidente da Turquia alertou os cidadãos para não entrarem em prédios danificados, pois há o perigo de réplicas, como o de intensidade 5,6 apontado dez horas após o principal tremor.

Os grupos de resgate, de acordo com o governo, procuram vítimas e sobreviventes. A entrada em montanhas e regiões afetadas é difícil e atrapalha os trabalhos de resgate e a movimento de informações.

O presidente assegura que o governo irá disponibilizar barracas para acolher as famílias que perderam tudo e não possuem condições de se protegerem do intenso frio que atinge várias regiões.

Segundo professor Mustafa Erdik, diretor do Centro Kandilli, estima-se que cerca de 4.000 prédios sofreram danos em todo o país, e desses 600 estão condenados e cerca de 50 construções foram totalmente destruídas. E mais, o abalo pode ter matado entre 500 e 1.000 pessoas da Universidade de Bósforo, de Istambul.

Top