Termalismo: saiba mais sobre a terapia, benefícios

Termalismo: saiba mais sobre a terapia, benefícios

Atualmente, muitas pessoas estão recorrendo a realização de terapias para tratamento de diversas doenças e para relaxar. São diversas as opções e formas de…

Por Editorial MDT em 04/09/2013

Atualmente, muitas pessoas estão recorrendo a realização de terapias para tratamento de diversas doenças e para relaxar. São diversas as opções e formas de procedimento, e uma das mais atuais é o termalismo. Essa técnica utiliza a água como principal meio relaxante. Saiba mais sobre a terapia do termalismo e conheça os benefícios.

O termalismo é uma das formas de terapia. (Foto: divulgação)

Definição de termalismo

O termalismo é uma forma de terapia que utiliza águas minerais para a realização do tratamento. No entanto, é necessário ressaltar que elas diferem da água comum, pois são adicionados alguns componentes que alteram suas propriedades físico-químicas. Como consequência, o líquido oferece ação medicamentosa, trazendo diversas vantagens ao indivíduo que realiza o tratamento.

Um pouco mais de história

A história da água como um agente terapêutico tem início na pré-história. Isso porque, naquela época, os homens observaram que os animais feridos que bebiam a água das fontes com cheiros e sabores alterados melhoravam rapidamente.
Na Grécia Antiga, os balneários eram chamados de Asclepsias, sendo o Asclepio considerado um deus da medicina. Ele utilizava a cura através da água e por isso, os peregrinos visitavam locais que eram servidos por sacerdotes. Na época de Hipócrates, ele acreditava a doenças era resultado de um desequilíbrio do corpo e para recuperá-lo, seria necessário a água, a luz e o relaxamento. Dessa forma, acreditava que a hidroterapia era um meio de cura, sendo que as aplicações técnicas eram semelhantes às atuais, com banhos, vapores, jatos de água e toalhas molhadas.

Durante a Idade Média, o termalismo europeu foi abandonado pela influência da igreja que negava o culto pelo corpo. Porém, o mesmo tratamento ganhou força no mundo árabe que praticava cultos termais. A partir do século XVII, verificou-se um renascimento do termalismo na Europa, sendo motivado por diversos estudos realizados por médicos e que observaram a importância e a vantagem da hidroterapia. Desde então, o termalismo tem sofrido diversas transformações acompanhando, muitas vezes, as tendências da medicina e da sociedade e os seus hábitos. Na atualidade, o termalismo é procurado e utilizado para o tratamento e o relaxamento do corpo e da alma.

Conheça os benefícios do termalismo. (Foto: divulgação)

Conheça as indicações do termalismo

O termalismo é muito útil no tratamento de doenças crônicas, além de ser um fator importante nas patologias reumáticas, locomotoras, vasculares, infecciosas e ginecológicas, entre outros exemplos. O tratamento também tem uma grande importância do controle de doenças psiquiátricas, como os distúrbios do humor e de ansiedade.

Os termalismo traz grandes vantagens ao indivíduo que realiza a terapia. (Foto: divulgação)

O termalismo é uma forma de terapia e que traz diversos benefícios ao indivíduo que o pratica. Após conhecer mais sobre a terapia e os seus benefícios, é importante buscar a orientação de um especialista para avaliar a indicação de cada caso.

Top