Terçol: o que é, como tratar

Editorial MDT 01/07/2013 Bem Estar

O terçol é um problema que pode ser bastante frequente em algumas pessoas. Recebe o nome técnico de hordéolo, mas popularmente também pode ser chamado de terçol, terçolho, viuvinha e até belezinha. Fique por dentro do assunto e saiba exatamente o que é terçol e como tratar.

O terçol é ocasionado pela obstrução de uma glândula sebácea. (Foto: divulgação)

O que é o terçol

É possível encontrar glândulas secretoras de gordura na região palpebral da base dos cílios. Sua principal função é impedir o ressecamento excessivo do local. Essas glândulas sebáceas estão presentes por todo corpo, mas nessa região dos olhos elas são especialmente chamadas de glândulas de Zeiss e glândulas de Mol.

Quando acontece a obstrução da secreção e contaminação do conteúdo retido, ocorre o terçol. Na maioria dos casos a bactéria envolvida no problema é o Staphylococcus aureus. O processo é praticamente o mesmo que acontece na formação das espinhas na pele, com diferença apenas na região das glândulas afetadas.

Fatores de risco para o terçol

A blefarite é o principal fator de risco para o surgimento de terçol. Essa condição consiste numa inflamação das pálpebras, associada ao aumento de secreção gordurosa na região em volta dos cílios, o que acaba conferindo a aparência de caspa na região.

Compressas quentes podem ser muito úteis. (Foto: divulgação)

A falta de hábitos adequados de higiene, especialmente com relação ao uso frequente de maquiagem, falta de costume de lavar o rosto antes de dormir e manuseio da lente de contato, também podem contribuir para o aparecimento de terçol.

Principais sintomas

O sintoma mais comum é o aparecimento de uma pequena nodulação na pálpebra, que geralmente tem coloração avermelhada e pode ser bastante semelhante a uma espinha. Normalmente esse sintoma é acompanhado de inchaço e dor na região. Algumas pessoas podem se queixar de coceira ou até mesmo a sensação de corpo entranho no olho. A hipersensibilidade à luz é outra queixa que pode estar presente, apesar de não ser muito comum.

Tratamento para hordéolo

O tratamento para terçol é muito fácil e se baseia, principalmente, na adequada higiene do olho e da pele da região das pálpebras. A utilização de compressas quentes, várias vezes o dia, pode ser bastante útil na desobstrução do ducto glandular.

Caso o problema persista, é necessário ir ao oftalmologista. (Foto: divulgação)

É importante ressaltar que o hordéolo é um processo autolimitado, com duração máxima de uma semana. Geralmente os tratamentos caseiros para terçol apresentam bons resultados, mas caso o tempo de evolução se estenda, é muito importante consultar um médico especialista, que deve avaliar a necessidade de uso de colírios específicos, com antibióticos e corticoides. Essa doença não é contagiosa e, portanto, não é preciso que o paciente fique isolado ou utilize óculos escuros, como acontece na conjuntivite.

Outros artigos

Curso de Game Design Gratuito

02/02/2010

Curso de Game Design Gratuito

Hoje em dia qualquer pessoa que tenha curiosidade ou quer fazer uma carreia em criação de jogos, pode se tornar um game designer amador ou profissional, em qualquer ...

Execução fiscal: o que é?

02/02/2023

Execução fiscal: o que é?

O que você entende sobre execução fiscal? Caso não tenha muito domínio sobre o assunto, saiba que a execução fiscal é um processo legal de cobrança de dívidas que n...