Terapias com água: benefícios, dicas

A água sempre foi associada ao bem estar. Atraente não apenas por limpar e refrescar o corpo, quando está calor, a substância mais importante…

A água sempre foi associada ao bem estar. Atraente não apenas por limpar e refrescar o corpo, quando está calor, a substância mais importante do planeta também proporciona relaxamento da musculatura, alívio do stresse, tratamento para a pele, alongamento, entre muitos outros benefícios. É por isso que existem atualmente muitas espécies de hidroterapias e clínicas que oferecem tratamentos especializados. Veja alguns benefícios das terapias com água.

Banhos de ofurô estão entre os mais procurados (Foto: Divulgação)

Benefícios das terapias com água

Existem diferentes tipos de terapia com água, que podem estar em temperatura alta ou baixa, bem como acompanhada por sais e outros produtos, com finalidades específicas.

Muito usadas com pessoas que têm problemas para se locomover ou simplesmente mover-se, as hidroterapias facilitam o tratamento, pois o corpo, imerso em água, adquire maior leveza e liberdade. Os movimentos, então, são mais fáceis de serem executados, já que não sofrem com o peso do próprio corpo. Isso acaba por estimular os pacientes, pois eles voltam a sentir autoconfiança e, com o passar do tempo, conseguem fortalecer seus músculos e nervos.

Hidroterapia é boa para a mãe e o bebê (Foto: Divulgação)

A temperatura da água nas hidroterapias também é muito importante. A água quente relaxa a musculatura, melhora e circulação sanguínea, acalma o corpo e a mente e diminui dores diversas, como as cólicas. Por isso ela é usada em terapias para grávidas, sendo altamente benéfica para a mãe e o bebê.

A água fria, por outro lado, é mais indicada para tratamentos de espécies de ferimentos, como pancadas, picadas de insetos, dores na musculatura, etc.

Há, ainda, as terapias com água termal, que contêm minerais, oligoelementos e outras substâncias que promovem a saúde do corpo, interna e externamente. Muitos problemas de pele são amenizados com terapias como estas, que auxiliam o tratamento médico.

Continuar Lendo  Alergia emocional: o que é, sintomas

Dicas para cuidar-se com água

O escalda-pés pode ser feito em casa (Foto: Divulgação)

Os banhos de ofurô estão entre os mais conhecidos, para o relaxamento na água. Em temperatura um pouco acima da corporal, a terapia alivia o stresse, a insônia, a tensão, além de ativar a circulação e hidratar a pele, por meio dos sais especiais adicionados à água. Esta e outras terapias são encontradas em spas e clínicas especializadas, espalhados pelo Brasil.

Você também pode fazer a terapia caseira com água. Quem nunca ouviu falar do escalda-pés? Ele ajuda a relaxar a musculatura dos pés e das pernas, ativa a circulação e repõe as energias do corpo. Use uma bacia com água aquecida, adicionando óleos essenciais e ervas, mergulhando os pés, todos os dias.

Top