Terapia de casal funciona?

Quando o casal tem problemas, deve lavar a roupa suja fora de casa? Se a proposta for conversar em um consultório médico com intenção…

Por Redacao em 21/12/2011

Casal se reconciliando em terapia de casal (Foto: Divulgação)

Quando o casal tem problemas, deve lavar a roupa suja fora de casa? Se a proposta for conversar em um consultório médico com intenção de fazer terapia de casal, a resposta é sim! Isso porque muitos casais não conseguem se entender sem ajuda de um intermediador, materializado na figura do terapeuta.

Quando buscar ajuda

Casal que não conversa (Foto: Divulgação)

Antes que as crises do casal se tornem crônicas, é importante procurar um terapeuta, isso porque quando a insatisfação do casal já dura muito tempo, as chances de que as conversas com o terapeuta gerem resultado são bem maiores, crises que perduram por anos têm menos chances de sucesso, mas também não são impossíveis de se reverter.

A terapia ajuda o casal a refletir

Casal fazendo terapia (Foto: Divulgação)

Além do benefício de fazer com que o casal se reúna e discuta a relação sem brigas exageradas, gritarias ou xingamentos, a terapia de casal pode ser o caminho que leva o homem e a mulher a refletirem sobre suas atitudes, maneira de falar e agir com o outro, além de abrir os olhos para soluções que pareciam impossíveis.

Brigar não é ruim

No consultório, muitos casais chegarão ao consenso de que brigar não é totalmente ruim, afinal é com conversa que se coloca o ponto de vista e se entende e respeita o outro, o ruim é a maneira como se briga, as discussões fazem com que os casais se desrespeitem, falem palavras que magoam e que nem são verdadeiras, mas fluem no momento de raiva.

Casal se entende com ajuda do terapeuta

A função do terapeuta não é dar respostas prontas ao casal ou ditar regras que devem ser cumpridas. Há casos de casais que descobriram a traição um do outro e procuram o terapeuta para saber como lidar com a situação, nesses casos, o profissional vai criar condições para que o próprio casal descubra o que farão dali em diante, segundo seus próprios desejos e vontades.

Valor da terapia de casal

Normalmente as consultas com terapeutas duram seis meses, dependendo do avanço do relacionamento do casal, com encontros semanais para acompanhamento do quadro. Em São Paulo, o preço médio por cada sessão é de 200 a 300 reais, um investimento alto, mas que pode salvar uma vida inteira a dois.

Top