Terapia de casal: como funciona

A terapia de casal não é apenas uma fórmula de salvação dos relacionamentos que estão próximos ao fim. As fases mais delicadas do casamento,…

A terapia de casal não é apenas uma fórmula de salvação dos relacionamentos que estão próximos ao fim. As fases mais delicadas do casamento, como o nascimento do primeiro filho pode gerar alguns conflitos, sendo assim as terapias de casais podem ser muito úteis em várias situações. Saiba mais sobre o assunto e veja como funciona a terapia de casal.

A terapia de casal pode ser feita em várias situações. (Foto: divulgação)

O que é terapia de casal

A terapia de casal ou terapia conjugal é uma psicoterapia onde os parceiros participam, focando na sua interação e nas dificuldades pelas quais eles estão passando. Ela pode ajudar o casal a melhorar o relacionamento, seja no casamento ou namoro.

A psicoterapia trabalha para descobrir se as coisas estão indo mal e procura formas de melhorar. Não se trata de uma forma de consertar as coisas, mas um meio para que o casal reconheça as dificuldades e trabalhe em cima delas.

Veja também amor em crise, como salvar o relacionamento

Quando começar uma terapia de casal

Não existe um momento delimitado para começar uma terapia de casal. O ideal é saber reconhecer que existe uma insatisfação e evitar que as crises se tornem crônicas. Quanto mais tempo durar o problema, menores são as chances de sucesso na terapia.

Segundo especialistas, a maioria dos casais adia a terapia por resistência dos homens, que tem preconceito e não aceitam consultar outra pessoa. Porém o objetivo das terapias não é evitar o divorcio, a proposta é ajudar o casal a encontrar uma forma de ser relacionar de forma harmônica e não mágica.

Comece agora mesmo uma terapia de casal. (Foto: divulgação)

Portanto, da mesma forma que pode haver uma mudança positiva no relacionamento, também nada impede que o casal chegue a conclusão de que a separação será a melhor solução. Nesse caso, mesmo que a doa, é provável que o fim seja menos traumático, pois ambos puderam se expressar e refletir antes.

Leia Também:  Produtos indicados para esfoliar a pele

Como funciona a terapia de casal

Por meio da psicoterapia realizada pelo psicólogo, o profissional ajuda o casal a identificar os pontos de conflito dentro da relação e determina quais as mudanças são desejáveis, seja na maneira de se relacionar ou em mudanças individuais.

Nessa terapia, existem componentes de mediação, educacionais e também de psicoterapia individual dos envolvidos, dependendo das dificuldades enfrentadas. Dessa forma, o casal fica ciente de pontos de vista, modo de interagir e de se comunicar para tentar modificá-los.

A terapia de casal pode ajudar a melhorar a relação. (Foto: divulgação)

Veja também terapia de casal funciona? 

A terapia de casal pode ser uma excelente solução para os casais que estão em constantes desentendimentos, mas também pode ser feita por casais que estão enfrentando novas fases da relação. O ideal é que o casal procure um psicólogo para fazer a terapia o mais rápido possível e assim evitar maiores problemas.

Top