Terapia Capilar – Como Fazer

As tinturas, a chapinha, o secador de cabelo, os produtos químicos, a exposição ao sol, ao ar condicionado e à poluição fazem com que…

As tinturas, a chapinha, o secador de cabelo, os produtos químicos, a exposição ao sol, ao ar condicionado e à poluição fazem com que os cabelos fiquem frágeis e danificados. Para identificar um cabelo danificado é fácil, pois ele fica sem brilho, sem elasticidade, fino, seco, frágil, com pontas duplas ou quebradiças.

Nos cabelos saudáveis e brilhosos, cada fio de cabelo está coberto por uma camada de escamas, denominadas cutículas, bem fechadas. Desse modo, a parte interna do fio fica protegida. A cutícula tem um padrão regular, retendo a água e as proteínas presas no fio de cabelo. Assim, o cabelo fica brilhante, macio, maleável e forte.

Se o seu cabelo encontra-se sem brilho, frágil e com pontas duplas, é hora de fazer um tratamento capilar. Entretanto, o tratamento primordial parte dos seus hábitos alimentares. Uma alimentação saudável com todos os grupos da cadeia alimentar é essencial para ter cabelos bonitos. Isso porque, se você não tem uma boa alimentação, as poucas vitaminas e proteínas ingeridas irão para os outros órgãos do corpo, que são vitais. Nesse caso, apenas o que sobrar irá para os cabelos. Por isso, ele fica enfraquecido e sem brilho. Outros hábitos como a ingestão constante de bebida alcoólica e o uso do fumo também deixam os cabelos danificados.

Se você se alimenta bem, não bebe e não fuma, a solução é fazer um tratamento no cabelo à base de medicamentos e produtos químicos. Então, aprenda como fazer um tratamento capilar.

Na falta de tempo e de dinheiro, o melhor tratamento capilar é o feito com as ampolas. Essa técnica pode ser usada em cabelos que sofreram com tratamentos químicos, que sejam muito finos ou oleosos.

Leia Também:  Cremes de tratamento para cabelos: como escolher

O objetivo das ampolas é repor os nutrientes e os aminoácidos perdidos pelo cabelo. Em apenas 5 minutos, o produto penetra nos fios, agindo sobre as cutículas, que se fecham para selar as fibras. O tratamento com as ampolas deve ser feito com os cabelos molhados e ele dura por até 5 lavagens. Entretanto, tenha cuidado para não aplicar as ampolas na raiz dos fios de cabelo, ou ela pode ser danificada. Há ampolas de várias marcas, por isso, peça a opinião de um cabeleireiro para escolher a melhor para o seu tipo de cabelo.

Cabelos extremamente enfraquecidos e com pontas duplas estão muito danificados. Por isso, o tratamento capilar indicado é o UOM, que é feito com a limpeza profunda do cabelo com o uso de um xampu específico. Em seguida, o profissional usará um secador para secar os cabelos, que serão expostos a uma nuvem de nanopartículas de queratina, que preencherão os “buracos” das fibras capilares. Para fixar o produto, é usada uma chapinha especial e, para terminar, será feita uma vaporização de polímeros, que selará os fios e darão o brilho a eles. Para completar, é feita uma hidratação para que o cabelo fique macio. Esse tratamento capilar deve ser repetido mais duas vezes sem falta, ou os efeitos não serão positivos.

Para uma hidratação profunda dos fios de cabelo, deve ser feita a cauterização, que é indicada para todos os tipos de cabelo que foram danificados, principalmente pelo uso de produtos químicos. Para não prejudicar a ação do tratamento, o cabelo deve ser lavado apenas 2 dias após a sua aplicação e ele não pode ser feito no mesmo dia de uma coloração.

Leia Também:  Como fazer o cabelo parar de cair

Com a cauterização, a queratina é reposta para a reconstrução da fibra capilar. O tratamento começa com a limpeza profunda, que é feita para eliminar todos os resíduos e um agente reconstrutor é aplicado para devolver a hidratação e o brilho ao cabelo. Em seguida, a queratina é aplicada e uma chapa de cerâmica é passada pelos fios. Depois, é feita uma emulsão para fechar as cutículas dos fios e é feito o enxágue.

Toda terapia capilar deve ser seguida à risca para que tenha o objetivo alcançado. Agora que você aprendeu como fazer terapia capilar, vá à farmácia ou ao seu salão de beleza para ter o brilho e a maciez dos seus cabelos revigorados.

Top