Tendinite: entenda o que causa e quais são os tratamentos

Primeiro é preciso saber o que é tendinite para poder entender melhor a doença. Como o próprio nome já diz Tendinite é a inflamação…

Primeiro é preciso saber o que é tendinite para poder entender melhor a doença. Como o próprio nome já diz Tendinite é a inflamação dos tendões. Todas as palavras que terminam com o sufixo “ite” indicam um processo inflamatório.

Todas as partes do corpo que se dobram possuem tendões como, pescoço, mãos, pés e todas as outras. Por isso estão sujeitas a sofrer de tendinite. Muitas vezes as pessoas sofrem com essa infecção e não sabem por que.

Como a tendinite se manifesta

A tendinite pode ser manifestada por duas causas, mecânica ou química, entenda como:

Mecânica – pode acontecer por esforços repetitivos e prolongados e também por sobrecarga. Quando os músculos estão acostumados com pesos como é o caso dos halterofilistas, podem suportar trações de até 300 quilos. E as pessoas comuns que não tem nenhum treinamento para suportar peso, podem ficar lesionadas apenas com pequenos movimentos feitos de forma errada, ou com uma carga de apenas 10 quilos.

Química – a alimentação feita de forma errada e as toxinas existentes no organismo podem levar a uma tendinite, assim como a desidratação dos músculos e tendões do corpo quando não estão bem drenados.

Os principais sintomas da tendinite são:

– Dores latejantes em caso de movimentos;

– Vermelhidão no local da dor;

– Inchaço

– Aumento da temperatura

– Incapacidade de realizar certos movimentos

Alguns cuidados devem ser observados, por ser a dor considerada o principal sintoma da tendinite, ela pode ser confundida com outra doença a “Artrite Reumatóide”.

Tratamento para tendinite

O tratamento vai depender do grau da lesão e da sua natureza, e vai desde o uso de anti-inflamatório até a imobilização do membro. Mas o mais indicado é fazer repouso durante o tratamento e depois é necessário fazer fisioterapia para que o processo de cura possa ser acelerado. Outro fator importante é o uso de bolsas de gelo no local e a massagem para que o músculo possa relaxar.

Leia Também:  Motivos para trabalhar durante a faculdade

Se não for bem tratada à tendinite, após um período de inflamação pode ocorrer de o tendão se romper, de modo que as dores serão constantes e a pessoa pode ficar incapaz para o trabalho. Por isso é indispensável seguir todos os passos do médico para que o restabelecimento seja mais rápido e seguro.

Método de prevenção

– Evitar esforços repetitivos por muito tempo, é necessário dar uma pausa durante o esforço para que os tendões possam relaxar;

– Fazer alongamento é indispensável para quem quer prevenir a tendinite;

– A alimentação balanceada é fundamental tanto para o tratamento quanto para a prevenção da tendinite;

– A prevenção é o melhor remédio, por isso vale lembrar das causas e os perigos da tendinite para os indivíduos;

– Os casos mais sérios de tendinite devem ser tratados de maneira adequada para que não fiquem sequelas. Se mal curados podem resultar em cirurgia.

Hoje em dia a função dos trabalhadores nas grandes empresas geralmente é feita no computador, e o esforço repetitivo acaba gerando tendinite. E essa lesão é considerada acidente de trabalho. Cabe aos patrões orientar os funcionários sobre a doença e cumprir as regras exigidas para evitá-la.

No caso de a doença aparecer é imprescindível que seja feito uma avaliação médica e exames para que seja detectada, e que possa medir a sua gravidade e medida da maneira correta. Nesse caso o empregado deve ser afastado das suas funções até que se restabeleça novamente.

Top