Tendências de paisagismo 2013

O paisagismo é um conjunto de técnicas usadas para a criação de áreas paisagísticas, que valorizam o conforto e a beleza. O trabalho normalmente…

O paisagismo é um conjunto de técnicas usadas para a criação de áreas paisagísticas, que valorizam o conforto e a beleza. O trabalho normalmente envolve elementos botânicos e reconhece as mudanças climáticas de cada região.

As novidades em paisagismo tornam o jardim mais bonito e confortável. (Foto:Divulgação)

Os conhecimentos sobre paisagismo são aplicados principalmente no planejamento de praças e jardins. O profissional responsável avalia como as paisagens serão montadas e procura harmonizar os elementos estéticos, como árvores, gramados, fontes, canteiros e bancos.

A cada temporada as tendências de paisagismo são modificadas. Os principais eventos do setor apresentam as novidades e imediatamente influenciam o desenvolvimento de projetos paisagísticos contemporâneos.

O paisagismo se destaca como algo cíclico, ou seja, as tendências estão sempre sendo retomadas. Existem plantas que não são mais usadas para decorar a casa, já outras ficaram esquecidas por um tempo e agora voltaram com tudo.

Paisagismo: tendências para 2013

Os projetos paisagísticos de jardins residenciais incorporam as principais tendências do setor, com objetivo de aumentar o contato com a natureza e oferecer tranquilidade aos moradores.

Confira a seguir algumas tendências de paisagismo 2013 que podem ser trabalhadas nos jardins, terraços, varandas, entre outros espaços.

O jardim vertical é uma forte tendência. (Foto:Divulgação)

Jardim vertical
O jardim vertical é uma das principais tendências de paisagismo. Ele aproveita o espaço disponível na parede para expor as plantas e explorar os elementos verdes. Compacto e moderno, o jardim vertical é perfeito para ambientes com pouco espaço.

Retomada do passado
Nos anos 70, a samambaia era a queridinha dos paisagistas. Depois de ficar longe das tendências por um tempo, ela finalmente foi retomada para integrar os jardins verticais. Outras plantas também estão sendo resgatadas do passado, como a Dracena Pau D’água, o Cipó Imbé, a Maranta e o Cróton.

Leia Também:  Vigilantes do peso: como funciona

Exploração dos sentidos
Os projetos paisagistas estão procurando explorar os sentidos para proporcionar bem estar.  Além da visão ser atraída pela natureza, o olfato também é capaz de apreciar o perfume das plantas. Para completar sinestesia, vale ressaltar o barulho da fonte de água, que estimula a audição.

O pergolado tem sido valorizado pelo paisagismo. (Foto:Divulgação)

Pergolado
O pergolado é uma estrutura simples e charmosa que permite incrementar o jardim. Ele permite criar um espaço agradável para ler, conversar ou desfrutar de um bom bate-papo.

Colorido em contraste com o rústico
Esta tendência de combinar as cores vistosas com peças rústicas é valorizada principalmente através da escolha dos móveis.

A melhor forma de montar um projeto paisagístico por dentro das tendências é contratando um profissional especializado. Também existe a possibilidade de fazer um curso técnico gratuito de paisagismo para adquirir conhecimentos específicos.

Top