Tendências de imóveis para 2016

PUBLICIDADE

Conheça as tendências de imóveis para 2016 e veja como se planejar para realizar o sonho da casa própria. Vale à pena conhecer as expectativas do mercado para conseguir fechar um bom negócio.

Tendências de imóveis para 2016. (Foto Ilustrativa)
Tendências de imóveis para 2016. (Foto Ilustrativa)

De acordo com a análise de especialistas, o mercado imobiliário estará aquecido em 2016. Os preços dos imóveis estarão mais acessíveis, na contramão das taxas de juros para financiamentos, que deverão subir consideravelmente.

Leia mais: Dicas para comprar imóvel

PUBLICIDADE

Tendências de imóveis para 2016

Selecionamos as principais tendências de imóveis para 2016. Confira:

Baixa atividade

A crise econômica deve se estender ao longo de 2016, afetando diferentes setores e influenciando no poder de compra da população. Por conta disso, o mercado imobiliário vai funcionar com baixa atividade, ou seja, as construtoras não irão vender tantos empreendimentos no próximo ano.

O ano de 2015 já deu sinais de que a situação do mercado imobiliário não está nada boa. Entre os meses de janeiro e setembro, a queda no lançamento de imóveis caiu cerca de 24%, em comparação com o mesmo período em 2014.

Comprador com medo

As pessoas estão com medo de comprar imóveis. (Foto Ilustrativa)
As pessoas estão com medo de comprar imóveis. (Foto Ilustrativa)

Muitas pessoas estão planejando a compra da casa própria em 2016, mas mesmo assim estão com medo. A economia do país está enfrentando sérios problemas, por isso o comprador não tem tanta confiança para fazer um investimento alto. Em outras palavras, o brasileiro precisa recuperar a confiança de que a sua renda não irá cair no prazo de 30 anos (duração de um financiamento imobiliário).

Saiba mais: Principais erros na hora de comprar um imóvel

Recuperação no 2º semestre

Ao longo do primeiro semestre de 2016, a situação deve continuar crítica para o mercado de imóveis, ou seja, com poucos lançamentos e poucas vendas. No entanto, os especialistas acreditam que a recuperação do setor terá início no 2º semestre de 2016, na medida em que os agentes econômicos recuperarem a confiança.

PUBLICIDADE

Queda nos preços

Segundo um levantamento realizado pelo Índice FipeZap, os preços dos imóveis estarão menores em 2016, refletindo assim o efeito da inflação. Tudo indica que os apartamentos e casas vão retomar os valores de 2011.

Os preços dos imóveis devem cair um pouco. (Foto Ilustrativa)
Os preços dos imóveis devem cair um pouco. (Foto Ilustrativa)

Minha Casa Minha Vida 3

O Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, está lançando um novo pacote para 2016. A nova fase chega em um momento crítico, em meio aos esforços para conter gastos públicos. A primeira faixa do programa, de renda até R$ 1.800, continua isenta de juros. As demais faixas, no entanto, podem atingir até 8% de juros no financiamento.

Veja também: Como participar do programa Minha Casa, Minha Vida

Agora você já conhece as principais tendências de imóveis para 2016. Reconheça essa nova realidade do mercado imobiliário e compre o seu empreendimento com mais confiança. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre imóveis.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.