Tendências De Cores Na Decoração De Casas

Na hora de decorar a casa, é importante ter um cuidado para fazer a escolha perfeita das cores. Os ambientes precisam apresentar uma estética…

Por Isabella Moretti em 14/12/2010

Na hora de decorar a casa, é importante ter um cuidado para fazer a escolha perfeita das cores. Os ambientes precisam apresentar uma estética equilibrada nos móveis, objetos decorativos e revestimentos. Qualquer erro comedido durante a decoração pode prejudicar a harmonia dos diferentes cômodos da casa.

As cores usadas para ilustrar a casa são indicadores de personalidade e contribuem com a atmosfera de um determinado espaço. Em alguns ambientes os moradores podem se sentir a vontade para adicionar cores intensas ou vibrantes, já em outros precisa ser cauteloso e apostar em tons tranqüilos. As próprias tendências de decoração ajudam a embasar os conceitos na hora de selecionar as melhores cores.

Há muitas dúvidas sobre como usar cores para decorar, no entanto, as pessoas continuam buscando novas informações para acrescentar personalidade aos ambientes. Cada cor possui um significado em especial, de modo que consegue transmitir emoções ou até mesmo influenciar no comportamento.

Os designers de interiores já fazem suas recomendações na hora de escolher as cores para o revestimento vertical. Em cômodos receptivos, como é o caso da sala de estar e jantar, vale a pena apostar em tons mais suaves, que não enjoem ou sobrecarreguem o espaço. As cores pastéis combinam também com o quarto do bebê, ajudando a compor um ambiente tranqüilo e agradável.

Apesar dos tons suaves prevalecerem como principal opção para revestimento vertical, nada impede que uma das paredes adquira uma cor intensa e texturizada, agregando personalidade à decoração. Os tons usados na pintura das paredes não podem fugir da proposta de estilo, que varia basicamente entre o contemporâneo e vintage.

Antes de escolher as cores de tintas para casa, confira os significados de algumas delas:

– Vermelho: emoções mais intensas, poder revigorante, acrescenta um ar mais sensual nos espaços e ajuda a atrair energias positivas.

– Bege: efeito nude se ajusta a necessidade de um revestimento atemporal, ou seja, que não cai da moda. Discreto, suave e tranqüilo.

– Verde: cor agradável para a vista, capaz de impulsionar o crescimento e a renovação.

– Castanho: combina com uma decoração rústica, com seu visual chique e ao mesmo tempo aconchegante.

– Roxo: ressalta a espiritualidade do ambiente, purifica e mantém o equilíbrio.

Aproveite as tendências de cores na decoração para inovar o visual dos cômodos na dose certa.

Top