Temporada Primavera-Verão 2012 começa hoje sob ameaça de crise

Temporada Primavera-Verão 2012 começa hoje sob ameaça de crise

Começa hoje (22) a temporada Primavera-Verão 2012, no Brasil. Os desfiles ocorrem num cenário agitado pela entrada de um novo calendário da moda nacional…

Por Editorial MDT em 23/05/2012

O desfile de Inverno, deste modo, será estreado em outubro próximo e não apenas em janeiro de 2013

Começa hoje (22) a temporada Primavera-Verão 2012, no Brasil. Os desfiles ocorrem num cenário agitado pela entrada de um novo calendário da moda nacional e pelo receio de que uma crise, provocada principalmente, pela entrada e ampliação de marcas estrangeiras no mercado brasileiro, comprometa o ainda mais delicado esquema de desenvolvimento da indústria local e, especialmente, no nicho do luxo.

Leia mais: IPI de veículos com mil cilindradas cai para 30%

Com a alteração acontecerão não duas, como na prática, mas três edições do Fashion Rio e da São Paulo Fashion Week. O Inverno, deste modo, será estreado em outubro próximo e não apenas em janeiro de 2013.

A finalidade dessa alteração é incluir o Brasil na série de datas das semanas de moda mais importantes do mundo.

A finalidade dessa alteração é incluir o Brasil na série de datas das semanas de moda mais importantes do mundo, o que denota um alinhamento com os projetos mundiais de fornecedores e lançamentos. No entanto, essa alteração acarretou uma série de problemas estruturais da moda, incluindo a fragilidade de certa porção do mercado nacional ante a concorrência norte-americana e europeia.

Por trás do encanto e sofisticação das semanas de moda, todavia, está uma equipe que luta contra a falta de parque industrial e de políticas de estímulo que encara a falta de união entre os próprios designers.

Top