Tempo seco para cães e gatos: cuidados, dicas

A umidade relativa do ar está baixa nessa época do ano de poucas chuvas. Com isso, todos precisam tomar algumas providências para manutenção da…

Por Élida Santos em 04/09/2012

A umidade relativa do ar está baixa nessa época do ano de poucas chuvas. Com isso, todos precisam tomar algumas providências para manutenção da saúde, incluindo quem tem cães e gatos em casa. Os bichos de estimação, assim como os humanos, sentem as mudanças climáticas e têm reações que podem fazer mal para o corpo. Por causa do tempo seco a poluição fica mais aparente e pode originar nos animais doenças bem conhecidas pelo homem, como asma e bronquite, além de outras que atacam o sistema respiratório.

Leia também: Como cuidar da alimentação dos cães

Refresque o cão no tempo seco (Foto: Divulgação)

Em cachorros e felinos mais ativos, que gostam de correr, brincar e ter uma rotina animada, os efeitos da baixa umidade do ar podem ser mais graves, como por exemplo, ocorrer o sangramento nasal. Para evitar esse tipo de problema o ideal é ficar atento ao comportamento dos animais, além de tomar algumas atitudes para que esses companheiros da família não tenham a saúde afetada mais gravemente.

Confira abaixo algumas dicas para os pets ficarem de bem com o clima mais seco.

Mantenha os cães e gatos hidratados

Depois da caminhada diária com os animais, o ideal é manter eles bem hidratados. Para que os cães e gatos sofram menos durante a prática de exercícios físicos leve com você um recipiente com água fresca e sirva os animais a cada 30 minutos. Opte por caminhadas no início da manhã ou no final da tarde, pois o sol está mais ameno nesse período. Durante todo o dia, troque a água dos animais deixando sempre fresquinha para consumo.

Leia também: Cuidados com o cão durante o verão

 

Cuide bem dos cães e gatos no verão (Foto: Divulgação)

Cardápio leve para os pets no tempo seco

Mudar de ração ou incluir mais alimentos no cardápio dos cães e gatos na época mais seca do ano não é apropriado. As quantidades devem ser as mesmas que ele está acostumado para evitar que passe mal por excesso de comida aliado ao mal-estar gerado pelo clima seco.

Comidas com muita gordura e salgadas demais devem ser evitadas nessa época do ano. Adicione (somente) frutas que tenham bastante água em sua composição na alimentação do animal para que ele sinta-se refrescado.

Saiba mais sobre os animais de estimação: Dicas para melhorar a relação entre cães e gatos

Top