Temas de atualidade que podem cair no Enem 2013

PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. Nesta edição de 2013, a prova bateu o recorte de inscrições, com 7,8 milhões de candidatos inscritos.

Conhecimentos sobre atualidades serão cobrados na redação e nas questões. (Foto:Divulgação)

Assuntos de atualidade que podem cair no Enem

Confira a seguir os temas de atualidade que podem cair no Enem 2013:

Energias alternativas e matriz energética brasileira
Provavelmente os estudantes terão que entender as principais vantagens e desvantagens das fontes de energia alternativa do Brasil. As questões de física e química poderão trabalhar em cima deste tema.

PUBLICIDADE

Importação de médicos cubanos
A vinda de médicos estrangeiros para trabalhar no Brasil está dando o que falar, afinal, o Conselho Federal de Medicina é contra. O Governo pretende trazer 6 mil médicos cubanos para atuar nas regiões do país que estão carentes de mão de obra. Para facilitar a entrada dos profissionais, há um interesse de não exigir a realização da prova Revalida.

O casamento gay pode ser abordado no Enem 2013. (Foto:Divulgação)

Casamento gay
O Supremo Tribunal Federal aprovou a resolução que obriga a realização do casamento gay em todos os cartórios brasileiros.

A lei de cotas nas universidades
Em 2012, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que reserva 50% das vagas de universidades federais para alunos oriundos da rede pública.

Redução da maioridade penal
A redução da maioridade penal para 16 anos é um assunto muito discutido atualmente, principalmente com o aumento dos crimes cometidos por jovens com menos de 18 anos.

Copa do Mundo 2014
O Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo 2014, mas várias preocupações pairam na mente do povo brasileiro, como o atraso na entrega dos estádios e o gasto excessivo de dinheiro público.

O incêndio na boate Kiss também pode virar assunto para o Enem. (Foto:Divulgação)

Tragédia em Santa Maria
O incêndio na boate Kiss, que aconteceu no dia 27 de janeiro, resultou na morte de 242 pessoas.

PUBLICIDADE

Redação do Enem 2013

A redação tem se revelado uma das principais preocupações dos estudantes que vão prestar o Enem 2013. Neste ano, o sistema de correção estará mais rigoroso e contará com novas regras, como a proibição de deboches e a exigência do domínio da norma culta da língua.

Muitos estudantes já começaram a se preparar para escrever uma boa redação no Enem. Além de conhecer a estrutura de uma boa dissertação, eles também investem na leitura de jornais e revistas para ampliar os conhecimentos sobre atualidades.

Alguns assuntos atuais podem ser cobrados no Enem 2013, não apenas através do tema da redação, mas também nas questões de múltipla escolha das disciplinas. Relembre a edição passada da prova através das dicas de temas de atualidade para Enem 2012.

Sobre o Enem

O Enem existe desde 1998, mas em 2009 a sua estrutura foi reformulada. A nota que o estudante obtém na prova e usada para pedir bolsa de estudo pelo Prouni ou disputar uma vaga em instituições federais pelo Sisu.

O Exame Nacional do Ensino Médio é composto por quatro provas objetivas, sendo que cada uma tem 45 questões. Os conhecimentos avaliados abrangem as principais disciplinas do Ensino Médio, relacionadas às áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Cada estudante também precisa produzir um texto.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.