Temas de atualidade Enem 2013: o que estudar

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova criada pelo MEC com o objetivo de facilitar o ingresso no Ensino Superior. A…

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova criada pelo MEC com o objetivo de facilitar o ingresso no Ensino Superior. A edição de 2013 registrou o recorde de candidatos inscritos (7,1 milhões) e as provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro.

O Enem cobra conhecimentos sobre assuntos atuais. (Foto:Divulgação)

Temas de atualidade Enem 2013

Alguns temas de atualidade podem cair no Enem 2013, tanto na proposta redação como também nas questões objetivas. Confira a seguir quais são eles:

Desenvolvimento Sustentável: abrange o desafio de continuar desenvolvendo as indústrias sem causar danos ao meio ambiente, como a poluição da água e a emissão de gases nocivos.

Energias Alterativas: o assunto traz à tona as novas fontes de energia, principalmente aquelas que estão relacionadas à matriz energética brasileira. A construção da usina de Belo Monte e a previsão de novas usinas nucleares no Brasil são algumas abordagens que estimulam a discussão.

Vinda de médicos cubanos para o Brasil. (Foto:Divulgação)

Médicos cubanos no Brasil: o Governo autorizou a imigração de 6 mil médicos cubanos para trabalhar no Brasil, sem a necessidade de realizar uma prova que revalida o diploma. O projeto tem como objetivo superar a falta de profissionais nas regiões mais pobres do país, mas o Conselho Federal de Medicina é contra.

Redução da Maioridade Penal: com o crescimento no número crimes cometidos por menores de idade, ressurgiu a discussão sobre a redução da maioridade penal no Brasil.

Copa do Mundo 2014: o Brasil foi escolhido para ser sede de um grande evento esportivo, mas os preparativos para receber a Copa não são favoráveis: há atraso na entrega dos estádios, gasto excessivo de dinheiro público e manifestações.

Tragédia na Boate Kiss: o incêndio na boate de Santa Maria (RS) resultou na morte de 242 pessoas. Depois deste episódio trágico, a fiscalização nas casas noturnas brasileiras foi intensificada.

Continuar Lendo  Como estudar para o Enem na internet

Crise nos transportes públicos: o aumento das tarifas e os protestos que aconteceram em todo o país podem se transformar em assunto para o Enem 2013.

Guerra entre as Coreias: esta problemática geopolítica é antiga, mas pode aparecer nas provas do Enem 2013. A Coréia do Norte intensificou os seus testes nucleares e piorou a relação com a Coreia do Sul.

Casamento entre pessoas do mesmo sexo: a união homoafetiva foi aprovada no Brasil e nenhum cartório pode se negar a oficializar o matrimônio. No entanto, alguns conservadores, como o deputado Feliciano, ainda protestam a aprovação e defendem a ideia de cura gay.

A morte de Hugo Chávez pode cair no Enem deste ano. (Foto:Divulgação)

Morte de Hugo Chávez: o líder venezuelano morreu no dia 5 de março em virtude de um câncer de próstata. O fato pode trazer à tona as características do Chavismo e como se encontra o comércio entre Brasil e Venezuela.

Top