Telhados Verdes para Residencias

Telhados verdes é uma coisa que está cada vez mais evidente nas casas atualmente, por vários de seus benefícios, entre eles o controle de…

Telhados verdes é uma coisa que está cada vez mais evidente nas casas atualmente, por vários de seus benefícios, entre eles o controle de temperatura, estando sempre em um nível ameno, isolamento acústico, economia de energia, redução das ilhas de calor em centros urbanos, diminuição da quantidade de água que escorre em dias de chuva forte (devido a absorção), e um ar mais limpo. Todas essas são características que fazem com que os telhados verdes sejam uma boa alternativa para quem quer algo diferente, funcional e benéfico para o meio ambiente.

Mas não confundam as coisas. Apesar de haverem poucas casas com telhados verdes (um número que está crescendo rápido), essa idéia já existia desde o século XIX, quando cabanas eram cobertas com gramíneas nos Estados Unidos. No continente europeu, a moda de telhados verdes também já existe desde a década de 60. Mas há alguns anos atrás ela realmente começou a ganhar mais espaço na sociedade e podemos encontrar verdadeiras belezas na cidade grande, como casas com telhados ecológicos que ganham apelo visual e todos os benefícios que citamos acima.

Para se ter uma idéia de como isso funciona, vamos explicar como o telhado verde é formado. Normalmente, um telhado verde é feito de camadas, e próximo da base existe uma membrana impermeável que evita que a água das chuvas entre no telhado e cause vazamentos ou goteiras. Acima dessa membrana existe uma camada que armazenará parte da água das chuvas, e que vai ser utilizada pelas próprias plantas para abastecimento e hidratação.

Acima dessa camada, vem a camada de terra, que varia de espessura. Essa variação vai de acordo com o que o cliente deseja, e é um dos itens que mais influenciam no preço de um telhado verde. Outro detalhe importante é que essa camada de terra torna o sistema bastante pesado, e por isso, deve haver um grande cuidado ao analisar a estrutura da obra antes de fazer qualquer tipo de implantação. Instalada a camada de terra, vem finalmente a camada de plantas, que podem ser das mais diversas espécies.

Leia Também:  Varandas Gourmet Decoradas Dicas

Temos que lembrar de alguns detalhes importantes também, pois não basta apenas pegar a semente e jogar em um monte de terra no telhado. Antes de instalar um telhado verde, é necessário que um engenheiro avalie as condições da obra, e assim saberá se ela suportará o peso de um telhado assim. Caso a casa ainda esteja sendo construída, fica bem mais fácil, mas em casas já construídas a situação apesar de difícil, não é impossível, bastando uma solução de engenharia.

Uma empresa que atua nessa área e que pode tirar todas as suas dúvidas é a Ecotelhado, especialista em infraestrutura verde em casas e prédios. Existem vários projetos realizados pela Ecotelhado nas cidades, e desde 2005, muitos clientes estão satisfeitos com os telhados verdes da empresa.

Dando nome à empresa cujos serviços já estão presentes em várias casas no Brasil e no exterior, o telhado verde (ou telhado ecológico) funciona como um isolante térmico e outros benefícios, além de ser um purificador de ar. Essa é uma boa solução para cidades que estão ficando cada vez mais impermeáveis, por causa da pavimentação. O sistema ajuda na biodiversidade, bem como dá um belo toque de beleza estética e economia no longo prazo. Para maiores informações ou para solicitar um orçamento, entre em contato no site oficial da Ecotelhado, clicando aqui.

Top