Telexfree está processando a Globo

PUBLICIDADE

A Telexfree entrou com um processo contra a TV Globo depois de ter o seu nome citado no programa Mais Você da última terça-feira (17 de setembro). A tração comandada por Ana Maria Braga apresentou uma reportagem sobre pirâmides financeiras. A emissora, que teve uma nota de esclarecimento lida pela apresentadora Ana Maria Braga durante a transmissão, pediu direito de resposta.

Telexfree pede direito de resposta em programa Mais Você (Foto: Divulgação)

Ainda na terça-feira em que a matéria foi para o ar, a Telexfree ingressou com o pedido de direito de resposta e a ação chegou à 11ª Vara Cível de Vitória, onde fica a sede da empresa. A TV Globo não de pronunciou sobre o caso até o momento.

Investigação de pirâmide financeira

A Telexfree teve seus recursos bloqueados no Brasil sob acusação de funcionar dentro do esquema de pirâmide financeira. Atualmente a companhia possui mais de 1 milhão de associados no país e está proibida de aceitar mais integrantes. Promotores e procuradores da República fizeram uma espécie de força tarefa e apuram 80 denúncias de negócios semelhantes no país.

PUBLICIDADE
A Telexfree reclama do modo como o nome da empresa foi ligado ao esquema de pirâmide (Foto: Divulgação)

Entenda a reportagem exibida no Mais Você

Na terça-feira (17 de setembro), o Mais Você colocou no ar um programa especial sobre pirâmides financeiras e falou sobre a interdição da Telexfree. A reportagem contou com a participação de pessoas que fizeram investimentos na companhia e disseram que se sentiam enganados.

No final da reportagem foi lida uma nota em que os representantes da Telexfree disseram que praticam marketing multinível e não pirâmide financeira.

A Procuradora da República, Mariane de Mello, integrante do Ministério Público Federal em Goiás, foi entrevistada por Ana Maria e explicou como funciona algumas empresas que atuam no sistema de pirâmide e chegou a dizer que muitas companhias migram de um esquema para outro, quando tem a empresa bloqueada.

Mariane participa das investigações da empresa BBom , outra das três companhias bloqueadas por suspeita de serem esquemas fraudulentos ligados a pirâmides financeiras. Seus representantes também negam irregularidades.

PUBLICIDADE

Os advogados da Telexfree dizem que o programa Mais Você chamou aos proprietários e divulgadores da empresa “claramente de ‘bandidos’”. Mas quando esse termo foi usado por Ana Maria Braga a referência era com relação as pessoas que sempre estão montando esquemas de pirâmides financeiras e se especializam nisso. Mas sob esses argumentos os advogados da Telexfree entraram com ação contra a TV Globo exigindo um direito de resposta em mesmo horário e programa em que a matéria sobre pirâmides foi exibida.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.