Telas de LCD e plasma: como limpar, dicas

Editorial MDT 03/04/2012 Tecnologia

Muitas pessoas trocam seu antigo monitor de tubo, por um de tela LCD (Liquid Crystal Display) ou de plasma e não sabem como  fazer para tirar as marcas de dedos ou de gordura. O Mundo das Tribos preparou algumas dicas sobre como fazer a limpeza adequada de seu equipamento. É importante evitar o uso de detergentes, se possível comprar produtos específicos para limpeza e usar panos macios ou algodão para tirar a sujeira.

Passe o pano suavemente, sem pressionar (Foto: divulgação)

Evite utilizar produtos químicos como detergentes e desinfetantes, além de produtos que tenham em sua composição acetona, amônia, álcool etílico ou cloro. Essas substâncias podem ser danosas. Não lance mão de tecidos e materiais que possam soltar fiapos e riscar a tela, assim como toalhas e lenços de papel e papel higiênico.

Separe materiais como algodão, panos de microfibra e pincéis macios para fazer a limpeza das telas. Desligue o aparelho e verifique onde aparecem pontos de sujeira. Caso haja sujeira mais sólida, retire antes de passar o pano. Para tirar a poeira, passe um pano seco. Se deixar espirrar algum líquido na tela, limpe antes que seque.

Notebooks: capas para proteger da poeira (Foto: divulgação)

Se você não conseguir tirar as marcas de dedo das telas, use produtos específicos para limpeza de equipamentos eletrônicos, de preferência que possuam substâncias antiestáticas. Caso não possa comprar este produto, use uma pequena quantidade de água, aplicada diretamente sobre o pano e não sobre a tela. Essa dica vale também para o produto de limpeza que não pode ser espirrado na tela. Você também pode passar o algodão no lugar do pano, tomando cuidado para tirar possíveis fiapos que ficarem na tela.

Pano de microfibra ideal para limpar telas (Foto: divulgação)

Depois de passar alguma substância líquida seque a tela com um pano e aguarde ela estar totalmente seca para ligar o aparelho. Evite deitar as telas de plasma, porque isso poderá danificá-la. Se congelar uma imagem, não a deixe por um período longo assim, já que as células de gases que formam as imagens podem deixar a tela marcada se expostas à mesma corrente elétrica por muito tempo. No caso de notebooks, o ideal é deixá-los fechados para evitar que a poeira se instale e se possível comprar uma capa.

 

Outros artigos

O Masculino bem Feminino

01/09/2011

O Masculino bem Feminino

Começou bem sutil e, aos poucos, o estilo masculino foi sendo incorporado ao guarda-roupa feminino. E foi aceito de braços abertos! Essa tendência deixa a mulher sup...

GVT Internet Banda Larga, 3G

27/05/2011

GVT Internet Banda Larga, 3G

Hoje todas as pessoas gostam de estar conectada a internet, e para atender a esta necessidade é que existem muitos serviços a este respeito, como a GVT que é uma...