Tecnologia de ficção cientifica se tornou realidade

As grandes produções de Hollywood sempre nos levaram a imaginar como seriam os dias futuramente. Não resta dúvida que os filmes de ficção científica…

As grandes produções de Hollywood sempre nos levaram a imaginar como seriam os dias futuramente. Não resta dúvida que os filmes de ficção científica chamam a atenção de qualquer pessoa devido às tecnologias de efeitos especiais utilizadas e por tocar na imaginação humana.

Desde a década de 80 com os grandes clássicos do cinema como “De volta para o futuro”, “Os caça fantasmas” e “Matrix” – este último mais recente – algumas tecnologias utilizadas nestes filmes já se tornaram realidade em nossos dias e cada vez mais estão tomando conta de toda a sociedade.

Várias tecnologias já foram vistas nas telas dos cinemas; Umas com grandes chances de serem feitas pelo homem na vida real e outras já nem tanto. Por isso, o objetivo deste texto é mencionar algumas tecnologias do mundo cientifico que realmente passaram da imaginação dos cinemas para a vida real.

1°: Carros voadores
Os carros voadores foram visto em muitos desenhos animados e em alguns filmes da década de 80 e 90. Eles pareciam mais uma invenção maluca do que um grande avanço da ciência. Hoje, são algo bastante possível. Em tempos de trânsito caótico em todas as metrópoles do mundo parece que a solução é ter carro voador. No entanto, apesar de já existir veículos que voam como o Terrafugia (veículo híbrido que reúne as características de carro e avião), a engenhoca não é para qualquer um. Para se ter ideia, a versão “básica” custa U$$ 200 mil.

2º: Jetpacks (mochila a jato)
Outra tecnologia muito utilizada em desenhos e em filmes futuristas são as famosas mochilas a jato as quais faziam pessoas e personagens voarem em alta velocidade por meio de um jato instalado na bolsa. Este tipo de tecnologia foi mencionado nos primeiros filmes e desenhos em 1920 e representou um grande sucesso entre as pessoas que já imaginavam como seria o mundo a 50 anos mais a frente. Salientamos que na década de 60 foram criados os primeiros protótipos do equipamento. No entanto, o problema era o seu peso que poderia atingir 50 kg, o que dificultaria bastante o voo do usuário.

Leia Também:  Monitore melhor o seu PC com o System Explorer

Hoje, o equipamento já foi fabricado várias vezes e custa aproximadamente U$$ 80 mil. A principal empresa que fabrica o produto é a neozelandesa Martin Aircraft Company. Mas, assim como os carros voadores, ele também sofre dificuldade para ser regularizado como um meio de transporte por conta do fator risco.

3º: Máquina para lê o pensamento humano
A mente humana é algo muito complexo. Agora imagine a invenção de uma máquina que consiga lê o que o pensamento produz?! Isto é algo realmente fascinante!
Refletindo sobre isto, nas décadas passadas existir uma máquina para lê o pensamento humano era algo impossível. Hoje, este equipamento é totalmente possível graças ao cientista Norte Americano Thomas Naselaris da Universidade de Berkeley o qual desenvolveu este magnífico equipamento.

A engenhoca é uma máquina de ressonância magnética a qual foi testada por três voluntários que tiveram seus pensamentos decodificados através de um software para a reconstrução de imagens. Mesmo com todo esse avanço, o sistema ainda é bastante lento, pois para cada imagem ser decodificada a máquina passa cerca de 60 minutos para efetuar o seu processamento.

No entanto, o avanço tecnológico é evidente, mas certamente nos anos futuros é que esta possibilidade será mais comum que nos dias atuais.

4º: Ciborgues
Essa tecnologia na verdade é uma forma de controlar alguns tipos de equipamentos através do pensamento. O que antes era apenas ficção, hoje já é realidade graças a um estudo realizado pela Universidade de Utah – EUA. No experimento, eles provaram que é possível controlar o pensamento humano através de eletrodos em contato com algumas superfícies do cérebro. Decorrente desta comprovação já foi realizada cirurgia em pessoas que perderam membros do corpo ou funções neurológicas e o resultado foi muito eficiente.

Leia Também:  Facebook sofre ataque de imagens pornográficas

Aqui fica uma mensagem: Quem sabe nos próximos anos posamos ver pessoas com mãos eletrônicas sendo controladas como se fosse um membro normal?! Vamos então aguardar. Se o cinema inspirou toda essa tecnologia, então é possível que com o passar dos anos novos progressos possam surgir e serem apresentados na vida real tal como eram e são exibidos nas telas dos cinemas! Isto é perfeitamente possível!

Top