Técnicas para ser um bom vendedor de consórcios

Confira técnicas para ser um bom vendedor de consórcios. Ser persistente, ambicioso, ter boa comunicação, criatividade na prospecção de novos clientes potenciais, autoconfiança, caráter…

Por Redacao em 17/07/2014

Confira técnicas para ser um bom vendedor de consórcios. Ser persistente, ambicioso, ter boa comunicação, criatividade na prospecção de novos clientes potenciais, autoconfiança, caráter e boa argumentação sobre o benefícios do consórcio são características imprescindíveis para um bom vendedor de consórcios. Estima-se a existência de 50 mil vendedores de consórcios no País e essa profissão tem crescido muito nos últimos anos por seus diversos benefícios.

Confira: Como ter sucesso profissional em 10 anos

Técnicas para ser um bom vendedor de consórcios - Para ser um bom vendedor de consórcio, é preciso primeiramente gostar de lidar com pessoas (Foto: Divulgação)

Técnicas para ser um bom vendedor de consórcios

Existem diversas dicas que podem ser seguidas para ser um eficiente vendedor de consórcios. Exemplo, se você tem um cliente que precisa trocar de carro, uma dica é perguntar qual a potência do carro que ele deseja, quantos km ele anda por mês, quanto gasta por gasolina e qual o valor da parcela que seu cliente quer pagar. Nunca empurrar qualquer coisa para qualquer cliente é uma boa ideia de venda. Veja abaixo outras técnicas para ser um bom vendedor de consórcios:

Esqueça seu ponto de vista

Muitos vendedores quando vão oferecer o consórcio acabam vendo a situação do cliente apenas da sua perspectiva. Pode estar
na cara de que o consórcio X será ótimo para o cliente Y, porém é sempre interessante respeitar a visão do cliente. Quando começar
a vender, tenha em mente que o cliente não tem a necessidade de comprar consórcio. Cabe ao vendedor criar essas necessidades, não do consórcio, mas da compra de um veículo, por exemplo. A partir daí, o consorcio é apenas a melhor forma de adquirir esse bem.

Quebre barreiras

Você ouvirá muitas vezes um “Eu não quero” é neste momento que o vendedor deve quebrar barreiras utilizando informações e técnicas e as vantagens do sistema consorcial.

Prepare-se

Hoje em dia a venda não se baseia mais ter um bom jogo de perguntas e argumentos, pois atualmente o cliente tem mais informações sobre tudo, desde os valores, carros e suas características, vantagens e desvantagens de um consórcio e etc.

Coloque-se sempre no lugar do cliente (Foto: Divulgação)

Rede de relacionamentos

Ter uma boa rede de relacionamentos é apontado como condição fundamental para quem quer iniciar na profissão. É necessário gostar de pessoas, de lidar com elas e de ter contato pessoal.

Xô mentiras

Nunca minta para um cliente. É possível ser realista sem ser desagradável e mentiras fazem de você um golpista e não um vendedor eficiente.

Leia também: Quais as profissões que pagam bem e não exigem curso superior

Conheça sua função

Ter conhecimento profundo do sistema de consórcios é essencial, pois apenas quando se sabe realmente com o que está trabalhando que fica fácil de explicar, vender e até mesmo criar suas próprias técnicas.

Como ser um bom vendedor de consórcios

Conheça a empresa em que trabalha e suas regras, conheça profundamente o produto que vende e conheça seus concorrentes (Foto: Divulgação)

Para ser um bom vendedor de consórcios é preciso encontrar sentido e gostar do seu trabalho. É saber que pode ajudar as pessoas a solucionar seus problemas. É se sentir realizado em cada venda concluída. É ser adaptável a todo tipo de pessoa. Um bom vendedor é, na verdade, um especialista de comunicação e relacionamento. Ser criativo na prospecção de novos clientes potenciais;
Saber ouvir mais do que falar para ter empatia com o cliente;  Ter autoconfiança;  Ter caráter (não prometer o que não pode cumprir); e ser ambicioso são outras características essenciais.

 

Top