Técnicas para Obter Boa Memória

PUBLICIDADE

A mente humana é algo bastante interessante e misterioso. A memória por exemplo, é algo que pode ser traiçoeira para algumas pessoas, e fiel para outras. O que define isso? Como é possível se lembrar de uma história que aconteceu há muito tempo no passado? Ou então, como que conseguimos cantar frases de músicas longas do passado? Nunca nos esquecemos de como andar de bicicleta ou de como dirigir um carro. Por que isso acontece?

A palavra “memória” vem do latim e significa a capacidade de “reter ou readquirir idéias”, bem como imagens, expressões e outros conhecimentos que vamos adquirindo no decorrer de nossas vidas e que formam as nossas lembranças. Existem basicamente três tipos de memória: A memória ultra-rápida, que dura apenas alguns segundos, a memória de curto prazo, que dura alguns minutos e a memória de longo prazo, que estabelece traços duradouros em semanas, meses ou anos de nossas vidas.

Dadas as informações acima, como poderemos melhorar a nossa memória? Vamos dar algumas dicas para obter uma boa memória, e que funcionam com o tempo. Existem técnicas mentais e cuidados com alimentação e medicamentos que auxiliam na melhoria de sua memória, que vamos explicar a seguir. Para começar, devemos sempre estimular a nossa memória ao máximo. Aprender coisas novas. Se for um dançarino, aprenda a mexer com computador. Se mexe com computador, aprenda a trabalhar com vendas, jogar xadrez também é uma boa dica. Dessa forma, estimulamos os circuitos neurais do cérebro.

PUBLICIDADE

Outra dica é prestar atenção. Claro que não conseguimos memorizar todos os fatos que nos acontecem durante o dia, mas devemos focar nossa atenção e nos concentrar nas coisas mais importantes do nosso dia, e afastar os demais pensamentos. Além disso, relaxar também é importante. Quando estamos nervosos, não prestamos atenção. Nessa hora faça o seguinte: Prenda a respiração por dez segundos e solte lentamente.

Associe fatos a imagens, essa é uma prática que ajuda bastante e assim você memoriza grandes quantidades de informação. Sua alimentação também é bastante importante, pois certos tipos de alimentos possuem vitaminas fundamentais para o funcionamento apropriado da memória, como por exemplo: Tiamina, ácido fólico e vitamina B12. Podemos encontrar isso em pães, cereais, frutas e outros tipos de vegetais.

Beber água também ajuda a ter boa memória, pois mantém o sistema de memória funcional, principalmente em pessoas mais idosas. A desidratação também provoca problemas de pensamento, então sempre beba bastante água. Dormir bem também é importante, pois com um bom período de sono, podemos descansar o cérebro. Durante o sono profundo, o cérebro se desconecta dos sentidos e começa a processar, revisar e guardar a memória obtida durante o dia. Problemas como a insônia causam um estado de cansaço que atrapalha a memória da pessoa.

Outros exercícios que auxiliam na melhoria de sua memória são as atividades intelectuais, como a leitura, exercícios de memória, palavras cruzadas e o jogo de xadrez. Exercitar o cérebro é algo que devemos fazer sempre, da mesma forma que exercitamos nosso corpo em atividades físicas, o “fitness mental” também é importante para manter a qualidade de vida do indivíduo.

PUBLICIDADE

Sempre é válido tentar memorizar coisas pequenas e tentar lembrar-se delas mais tarde, como uma forma de exercitar o cérebro. Tente identificar por exemplo, pessoas pela voz quando usam o telefone, bem como tentar memorizar números de telefones. Dessa forma, você terá uma memória mais saudável e que pode ser útil em todo o momento.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Gostei muito das dicas vou aplicar para melhorar a minha memoria. (Y)

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.