Técnicas de estudo para concursos públicos

As técnicas de estudo para concursos públicos podem ser grandes aliadas daqueles que estão se preparando para encarar os mais variados tipos de certames.…

Por Andre em 24/02/2016

As técnicas de estudo para concursos públicos podem ser grandes aliadas daqueles que estão se preparando para encarar os mais variados tipos de certames.

Técnicas de estudo para concursos públicos (Foto Ilustrativa)

Técnicas de estudo para concursos públicos (Foto Ilustrativa)

Estudar para assimilar e memorizar conteúdos é a melhor maneira de se preparar para um processo seletivo, tarefa que chega a ser complicada para muitas pessoas. Mas a boa notícia é que, com a ajuda de algumas técnicas, estudar para concursos pode se tornar algo mais fácil.

Existem certas táticas de estudo que são ótimas para otimizar o tempo e melhorar o rendimento do concurseiro. A seguir vamos comentar sobre algumas delas.

Conteúdo de qualidade gratuito na internet para estudar para concursos públicos

Técnicas de estudo para concursos públicos

Estudar demais pode não ser tão útil quanto se imagina (Foto Ilustrativa)

Estudar demais pode não ser tão útil quanto se imagina (Foto Ilustrativa)

Entre as técnicas que aumentam a produtividade dos estudos, uma das mais famosas é fazer associações mentais para memorizar conteúdos, tática muito usada nos cursinhos preparatórios. Ela pode ser utilizada, por exemplo, para guardar regras, listas e procedimentos que possuem uma ordem obrigatória.

Outra técnica de estudo infalível é resolver muitos exercícios de provas anteriores da mesma banca organizadora e do mesmo cargo desejado por você. Assim, você descobre quais disciplinas exigirão maior aprofundamento e fica sabendo como os conteúdos são cobrados.

Faça resumos à mão para ajudar na memorização de conteúdos (Foto Ilustrativa)

Faça resumos à mão para ajudar na memorização de conteúdos (Foto Ilustrativa)

Saiba organizar seus estudos para concursos públicos

Também não podemos nos esquecer da tática de fazer fichamentos de textos. Ao resumir conteúdos com as suas próprias palavras, você facilita o ato de armazenar informações no cérebro e ainda pode consultar os resumos sempre que necessário, economizando tempo nos estudos.

Outras táticas de estudo interessantes

Estudar em grupo pode ser outra ótima alternativa (Foto Ilustrativa)

Estudar em grupo pode ser outra ótima alternativa (Foto Ilustrativa)

Há ainda várias outras dicas de estudo para concursos, como a técnica de gravar a sua própria explicação sobre um determinado tema. Além de estudar com atenção para preparar a sua “aula”, você faz o exercício de síntese e memorização ao explicar a matéria em voz alta e ainda fica com um registro para ouvir a qualquer hora.

Como estudar leis para concurso público: dicas

Entre as táticas para estudar para concursos, existe também a possibilidade de estudar em grupo. O debate com outras pessoas facilita o aprendizado e a memorização, sendo uma ótima pedida para quem tem dificuldades para memorizar conteúdos.

Como cada pessoa se dá melhor com um método de estudo diferente, é importante testar várias técnicas para ver com qual você mais se adapta.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top