Tecidos para decorar paredes: dicas

O tecido possui muitas funções na decoração, como por exemplo, o revestimento de paredes. O material é capaz de inovar a aparência do espaço…

Por Isabella Moretti em 16/09/2012

O tecido possui muitas funções na decoração, como por exemplo, o revestimento de paredes. O material é capaz de inovar a aparência do espaço vertical da casa, acrescentando novas cores, estampas e texturas. O tecido está cada vez mais evidente e representa uma das formas econômicas de modernizar o design de interiores.

O tecido promete inovar o visual das paredes residenciais. (Foto:Divulgação)

Já faz algum tempo que o tecido deixou de ser usado apenas para confeccionar sofás, cortinas e almofadas, agora ele é usado para transformar as paredes com criatividade e bom gosto. No entanto, para que o trabalho fique bonito e se harmonize com o restante da decoração, é essencial conhecer a técnica de aplicação.

Saiba mais: Decoração de paredes com tecidos

Dicas para a decoração de paredes com tecido

Moderno, prático e aconchegante, o tecido tem se revelado um verdadeiro substituto do papel de parede. O material pode ser usado como acabamento em todos os ambientes, principalmente na sala de estar e no quarto, pois reforça a atmosfera de aconchego.

Não são todas as paredes de um ambiente que devem ser revestidas com tecido, pelo contrário, os especialistas recomendam que o acabamento diferenciado seja aplicado em uma ou duas. Dependendo da cor, textura e estampa, a parede se transforma em um verdadeiro painel.

A seda e algodão são os tecidos mais recomendados para o revestimento. (Foto:Divulgação)

Embora a maioria dos tecidos possa ser usada no revestimento de parede, as peças de seda e algodão se destacam como as preferidas para este tipo de trabalho. Quanto às cores e estampas, os moradores podem se sentir a vontade para fazer a melhor escolha, sem é claro sobrecarregar um ambiente com elementos visuais desconexos.

Do ponto de vista funcional, a escolha do tecido para revestir a parede é muito vantajosa, pois garante um acabamento duradouro e também capaz de contribuir com o isolamento térmico.

Como decorar parede com tecido?

A aplicação do tecido na parede pode ser feita em qualquer lugar da casa. (Foto:Divulgação)

Para que o tecido não adquira uma aparência enrugada e assimétrica na parede, é importante seguir as etapas da aplicação. Confira:

Materiais

– 1 corte de tecido de algodão;
– cola branca;
– tesoura;
– fita crepe;
– trincha e pincel;
– espátula;
– bandeja.

Como revestir a parede com tecido?

1. Coloque a cola branca em metade da bandeja e misture com um pouco de água. É importante que a mistura fique homogênea, mas nem muito aguada e nem muito grossa.

2. Passe a cola na parede que será revestida, começando de cima para baixo. Depois fixe o tecido antes da secagem da cola. O material deve estar com as medidas corretas para facilitar a aplicação.

3. Use a fita crepe para dar mais firmeza ao tecido na medida em que ele é colado na superfície vertical.

4. Passe a trincha umedecida com cola sobre o tecido para reforçar a fixação.

5. Depois de aplicar o tecido na parede até o rodapé, é necessário aguardar a secagem. O acabamento estará seco quando as manchas de umidade desaparecerem.

6. Por fim, faça o acabamento com um estilete, removendo os excessos de tecido. Para que o recorte fique reto e uniforme, vale a pena usar uma régua.

Veja também: Como revestir móveis com tecidos

Top