Tecido de cortina: como escolher

A escolha do material para confeccionar a cortina é extremamente importante, assim como o modelo certo. O tecido escolhido para a cortina influencia na…

Por Editorial MDT em 06/12/2012

A escolha do material para confeccionar a cortina é extremamente importante, assim como o modelo certo. O tecido escolhido para a cortina influencia na funcionalidade e também na decoração do ambiente. Pensando nisso, selecionamos dicas de como escolher o tecido para sua cortina. Confira.

A cortina é uma grande aliada da decoração da casa. (Foto: divulgação)

Cortinas na decoração da casa

As cortinas são elementos fundamentais na decoração da casa. São elas que vestem o ambiente, proporcionando aconchego e beleza para a casa. Sem o acessório, a sala fica vazia e com a sensação de que está faltando algo. Além da importância da decoração, as cortinas exercem funções muito importantes dentro de casa.

São as cortinhas que protegem o piso e móveis dos raios solares e proporcionam maior privacidade para os ambientes expostos para a rua e vizinhança. Sendo assim, é importante investir em uma cortina linda e de qualidade.

As cortinhas não são itens baratos para a decoração, porém é possível encontrar tecidos com preço bom e de qualidade. Quando o assunto é tecido, o mais importante é o caimento. Por isso é preciso escolher o tecido da cortina com cuidado.

O tecido da cortina deve se escolhido corretamente. (Foto: divulgação)

Veja também tipos de acabamentos de cortinas 

Dicas de como escolher o tecido da cortina

1. Os tecidos naturais, como bambu e fibra, são ideais para ambientes naturais e despojados. Já os mais clássicos e finos, como seda, veludo, camurça, proporcionam muito requinte ao local;

2. As estampas e cores fortes podem enjoar, mas também proporcionam efeito sensacional para a decoração. O ideal é criar uma composição harmônica das estampas e cores;

3.  Uma boa dica é analisar uma amostra de tecido para ver como ele interage com a decoração. O material determina também a luminosidade e privacidade que a cortina pode oferecer;

4. O blecaute possibilita a diminuição da luz em quase 100%, sendo indicado para espaços com televisão. Já a tela solar, possibilita que você visualize o que acontece do lado de fora, dando total privacidade ao ambiente. Já os tecidos claros filtram a luz, sendo os mais indicados para proteção de pisos e móveis de madeira.

5. É preciso levar em consideração outras questões práticas. A seda, por exemplo, estraga facilmente com a luz do sol. O ideal é dar preferência para os tecidos sintéticos, que duram mais e são mais fáceis de limpar.

Veja também truques de decoração com cortinas

O tecido das cortinas deve ser escolhido com cuidado, afinal ele é extremamente importante para a decoração da casa e também para proteção e privacidade do ambiente. O ideal é dar preferência para tecidos de qualidade que ofereçam maiores vantagens de uso. Deve-se levar em consideração também sua preferência para as cores e modelos.

 

 

Top