Taxas do Detran podem ser pagas por Pix

Felipo Bellini 13/09/2021 Economia

As taxas e as multas do Detran no âmbito veicular podem ser pagas através do Pix Guia. Entre elas estão: as segundas vias de documentação de automóveis e de CNHs e muito mais, confira!

Esta novidade passou a ser aceita pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). Segundo o órgão, essa nova modalidade de pagamento, a do Pix, possibilita uma maior facilidade e agilidade na hora de realizar a quitação das dívidas, o que faz constar mais rapidamente no sistema.

Segundo o departamento, agora podem ser pagas, através do Pix, taxas como a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV), pagamento de exames para Carteira Nacional de Habilitação (CNH) práticos e teóricos, renovação da CNH, comunicação de venda, adição de categoria e o PID, a Permissão Internacional para Dirigir.

Como realizar o pagamento de multas e taxas do Detran através do Pix

De acordo com João Martins, gestor de informática do Detran-PE, o processo é bem simples, confira o passo a passo:

  • Deve-se acessar o site do Detran;
  • Escolher o serviço que deseja e gerar o código de pagamento, é a partir deste ponto que fica disponibilizado o código de barras e o QR Code;
  • Com o QR Code basta escaneá-lo em seu app bancário na modalidade Pix para efetuar o pagamento da taxa ou da multa.

O QR Code que deverá ser escaneado, explica, fica localizado no canto inferior direito da tela gerada pelo Detran.

Taxas do Detran podem ser pagas por Pix

Fonte/Reprodução: Original

Ainda segundo o gestor de informática do Detran-PE, com o QR Code o acesso do Pix é disponibilizado, e em paralelo com o código de barras que havia somente cinco opções de pagamento, essa nova modalidade disponibiliza mais de 750 instituições financeiras registradas pelo Banco Central.

Ele ainda reforça que, para completar a transação, não é necessário a adição de nenhuma outra informação no aplicativo que será realizado o pagamento, afinal, através do QR Code o Detran consegue identificar todos os dados do pagante, como o celular, o CPF e o e-mail, através da relação que passa a existir entre o código e do app do banco.

Outros artigos

Especialização a Distância Psicologia

25/08/2014

Especialização a Distância Psicologia

A Especialização a Distância Psicologia promete fazer uma grande diferença na carreira dos psicólogos. O título de especialista abre muitas oportunidades de trabal...

6 dicas para voltar ao mercado de trabalho

15/09/2015

6 dicas para voltar ao mercado de trabalho

Confira 6 dicas para voltar ao mercado de trabalho e aumente as suas chances de conseguir um emprego. A recolocação parece algo difícil, mas quem tem foco, força de ...