Taxa de desemprego é a menor dos últimos dez anos entre os meses de fevereiro

Taxa de desemprego é a menor dos últimos dez anos entre os meses de fevereiro

Élida Santos 22/03/2012 Notícias

As oportunidades e a média salarial foi a melhor entre os últimos meses de fevereiro (Foto: Divulgação)

O índice de desemprego em fevereiro de 2012 foi de 5,7% menor comparado com os números do mesmo mês nos últimos dez anos, quando essa série de pesquisas começou a ser realizada (março de 2002). A variação foi mínima em relação a janeiro, quando se registrou 5,5%, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas nesta quinta-feira (22).

Em comparação com fevereiro do ano passado (6,4%), o número recuou 0,7 pontos percentuais. A parcela da população que não possui colocação profissional (1,4 milhão de pessoas) foi considerada pela pesquisa estável com relação a janeiro. Já em comparação com fevereiro de 2011 diminuiu 8,6%, o que representa menos 130 mil pessoas.

O emprego com carteira assinada também sofreu aumento (Foto: Divulgação)

O levantamento apontou também que o rendimento médio dos trabalhadores foi de R$ 1.699,70; o que representou o melhor resultado obtido nos últimos dez anos com relação aos meses de fevereiro. A remuneração subiu 1,2% em comparação com janeiro. Em relação a fevereiro de 2011, o poder de compra dos trabalhadores brasileiros cresceu 4,4%. O contracheque de todos os cidadãos com colocações profissionais (a soma dos salários de todos) chegou a totalizar R$ 38,7 bilhões, um aumento de 1,6% com relação a janeiro.

Com relação ao mês de janeiro as oportunidadedes continuam as mesmas (Foto: Divulgação)

Os índices de pessoas empregadas, que é de 22,6 milhões, não sofreu variação comparados com os números do mês de janeiro. No confronto com as informações levantadas em fevereiro de 2011, verificou-se aumento de 1,9%, o que representou aumento de 428 mil ocupados no período de 12 meses.

A quantidade de cidadãos com carteira assinada no setor privado (11,2 milhões), não registrou mudanças na comparação com janeiro. Já com relação aos números anuais, houve um aumento de 5,4%, o que representou uma elevação de 578 mil postos de trabalho com carteira assinada em 12 meses. A pesquisa mensal de emprego é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nas regiões metropolitanas de Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Outros artigos

Como Comprar Pacotes de Viagem Online

12/03/2011

Como Comprar Pacotes de Viagem Online

Viajar, seja a negócio, seja a lazer, sempre requer preparativos, cautela, organização e custo. Além do prazer em conhecer novos lugares, novas culturas e novas ...

Receitas Diferentes para Receber Amigos

06/06/2011

Receitas Diferentes para Receber Amigos

Receitas Diferentes para Receber Amigos Nada melhor do que receber os amigos em casa principalmente aqueles amigos íntimos, ou que faz um bom tempo que não o ...