Tatuagens: como protegê-las no verão

A tatuagem, quando bem feita, é a arte feita na pele. Trata-se de um hábito extremamente antigo gravar coisas, para sempre, no corpo. Vista…

A tatuagem, quando bem feita, é a arte feita na pele. Trata-se de um hábito extremamente antigo gravar coisas, para sempre, no corpo. Vista por muitos com preconceito, as tatuagens, atualmente, têm sido melhor aceitas. E alguns modelos são quase inacreditáveis, tamanha a perfeição e o talento dos tatuadores. Tudo isso tem um preço (muitas vezes, alto, afinal o que é bom deve ser valorizado), além da dor característica sentida, quando se faz a tatuagem (para muitos, um mero prazer). Um investimento como esse não pode ser alvo de desleixo. A pele tatuada merece cuidados simples, porém muito especiais. Veja como proteger as tatuagens no verão.

O verão é a estação que mais prejudica as tatuagens (Foto: Divulgação)

Cuidados no verão

A pele tatuada merece cuidados, durante o ano inteiro. No verão, porém, existem fatores que podem aumentar as chances de prejuízo da pele. Os raios solares queimam a pele, descamando-a e envelhecendo-a. Se ela for tatuada, o desenho sofrerá, junto.

Descamações da pele, falta de hidratação, infecções, entre outros fatores, fazem com que a tatuagem fique desbotada. As partes negras, por exemplo, tendem a ficar verdes.

Caso a tatuagem já seja antiga, basta aplicar sobre ela um potente protetor solar, sempre antes de sair de casa. Não economize na quantidade. Passe sobre o corpo todo, mas concentre-se mais sobre o desenho.

É indicado usar fator 50 ou mais nas tatuagens (Foto: Divulgação)

Se mergulhar ou fizer algo que remova, ainda que minimamente, o protetor solar na tatuagem, reaplique-o. Se houver excesso de transpiração da pele, também vale reaplicar a proteção, constantemente.

Use protetor solar fator 50 ou 100 nas tatuagens. Elas não podem ser queimadas, como o restante da pele. Se quiser pegar um bronze, tudo bem, mas a tatuagem deve ser poupada.

Continuar Lendo  Veja como deixar o seu cabelo lindo sempre

Outros cuidados com a tatuagem

O ideal, seja no verão ou em qualquer outra estação, é lavar as tatuagens com sabonete neutro, principalmente se elas forem recentes. Após a lavagem, enxugue-as e hidrate-as, com abundância, diariamente. A hidratação evita que a pele fique ressecada e descame, desbotando a tinta da tatuagem. Se puder, invista em um creme hidratante de melhor qualidade e mais concentrado, reservando-o para a área tatuada.

Mesmo que seja num local escondido, a proteção é essencial (Foto: Divulgação)

Se a sua tatuagem for muito recente, é preciso preservá-la, ao máximo, do ambiente externo, até que se complete a cicatrização. Não fique em contato com o sol, muito menos com água de piscina ou de mar, pois você poderá ferir a pele, além de aumentar os riscos de infecção.

O ideal é lavá-la uma ou duas vezes ao dia, com sabonete neutro, enxugando-a delicadamente e aplicando nela o antisséptico ou outro medicamento, indicado pelo profissional, para a cicatrização e proteção.

Top