Tapetes: tipos, como escolher, cuidados

PUBLICIDADE
O tapete ideal precisa ser proporcional ao ambiente e combinar com a proposta de decoração.

O tapete é uma peça que não pode faltar na decoração, afinal, ele contribui com o conforto e deixa o ambiente mais bonito. Na hora de escolher o têxtil é necessário considerar diversos fatores, como o ambiente onde será inserido e a intenção estética.

Não são todos os cômodos da casa que combinam com tapetes, por isso é importante conhecer o perfil de cada ambiente residencial para depois trabalhar com a peça na decoração. A sala de estar, por exemplo, perde muito do seu potencial acolhedor e receptivo quando não existe um tapete.

Independente da escolha, o tapete é capaz de transformar o visual do espaço, carregando consigo personalidade e atitude. Por mais sofisticado e charmoso que seja o piso, o artigo sempre se revela apropriado para evidenciar um estilo e contribuir com o aspecto visual do cômodo. Como o tapete não atua sozinho na decoração, vale à pena buscar combinações afinadas dentro de cada espaço.

PUBLICIDADE

Tipos de tapete

Tapete persa numa sala sofisticada.

Tapetes persas: caracterizados pelo efeito colorido e variedade de estampas. As padronagens que ilustram as peças provêm da Índia, Turquia, Nepal, Egito, China, entre outros países orientais.

Tapetes de fibras naturais: são artesanais e confortáveis, mas não podem decorar ambientes que apresentam umidade.

Tapetes de fibra sintética: são opções econômicas, normalmente confeccionadas com nylon ou lycra. As peças costumam aparecer na decoração de quartos infantis.

Como escolher tapete?

Em primeiro lugar é necessário considerar as limitações e as necessidades do ambiente. Não existem regras exatas para fazer a escolha certa, mas alguns cuidados ajudam a optar por um modelo que realmente combina com a proposta de decoração do ambiente.

O tamanho do tapete precisa ser proporcional, ou seja, se encaixar no espaço sem desvalorizar os demais elementos, como é o caso dos móveis. O modelo escolhido deve ainda respeitar as cores predominantes ou apostar em tonalidades neutras, que normalmente combinam com todos os estilos de decoração.

Na sala de estar, onde o tapete é usado com mais frequência, é importante escolher um modelo amplo, elegante e confortável. Ele não deve interferir na circulação dos moradores, por isso a peça deve ser um pouco maior que a superfície ocupada pelos móveis. As áreas que dispensam o uso do tapete são sala de jantar e lavabo.

PUBLICIDADE

Para deixar o ambiente mais leve, o tapete deve apresentar uma cor neutra, de preferência mais escura que o sofá. No caso de um sofá colorido e estampado, a melhor opção é usar uma peça lisa para não causar poluição visual.

Cuidados com os tapetes

O aspirador de pó é um aliado na limpeza do tapete.

– É importante manter o tapete sempre limpo, ou seja, livre de poeira e ácaros que possam causar crises alérgicas.

– Na limpeza de manchas, é recomentado usar produtos neutros para não causar danos ao tapete.

– Use um aspirador para auxiliar a limpeza, mas evite as escovinhas para não danificar o tapete.

Leia também:

1 comentário

  • Obrigada pelas dicas.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.