Taipan do interior: a cobra mais venenosa do mundo

Sempre quando falamos em cobras venenosas, a naja é a primeira espécie que nos vem à cabeça. Entretanto saiba que existe outra serpente que…

Sempre quando falamos em cobras venenosas, a naja é a primeira espécie que nos vem à cabeça. Entretanto saiba que existe outra serpente que é ainda mais nociva do que ela. Trata-se da Taipan do interior, cobra encontrada praticamente apenas na Austrália.

Veneno da taipan do interior

Endêmica da Austrália, a taipan do interior inocula em uma única picada veneno suficiente para matar mais de 100 pessoas. (Foto: Divulgação).

Sua picada contém veneno suficiente para matar mais de 100 pessoas ou 250 mil camundongos. Ela é uma parente distante da coral verdadeira (Micrurus sp.), que lidera o ranking das peçonhentas brasileiras mais venenosas, estando a frente da cascavel e da surucucu-pico-de-jaca (apesar de ser a mais venenosa, a coral é responsável por apenas 1% dos acidentes com cobras no país).

De acordo com o biólogo Otávio Marques, do Instituto Butantan, em São Paulo, tanto a taipan quanto a coral pertencem à família Elapidae, que conta com aproximadamente 240 espécies altamente venenosas, as quais estão distribuídas em todo o planeta, exceto na Europa.

Conheça as cobras mais venenosas do mundo.

A taipan é parente distante da coral verdadeira, serpente que lidera o ranking das mais venenosas do Brasil. (Foto: Divulgação).

O veneno da Taipan age no sistema nervoso periférico, causando parada respiratório e levando a vítima a morte em poucos minutos. Outras cobras venenosas inoculam substâncias tóxicas que provocam distúrbios na coagulação do sangue, necrose local e hemorragias.

Também existem serpentes, como as serpentes marinhas, cujo veneno, chamado de miotóxico, leva a distribuição das fibras musculares e a insuficiência renal aguda. Em todos os casos, as vítimas precisam ser atendidas o mais rápido possível para que tenham chances de sobreviver.

Leia Também:  Fotos de cães da raça Yorkshire

Veja também: Animais que possuem veneno letal.

Mais sobre a taipan do interior

Por ser uma cobra “tímida”, a taipan raramente é vista por seres humanos. (Foto: Divulgação).

Em média, a taipan do interior pode chegar a 2,5 metros de comprimento. Sua cabeça possui um formato arredondado e é mais escura do que o resto do corpo. Durante o inverno, sua cor é preto brilhante. Esta tonalidade muda com a chegada do verão, tornando-se marrom escuro.

Felizmente, por ser uma cobra “tímida”, a taipan raramente é vista por seres humanos, o que faz com que o índice de casos de acidente envolvendo esta espécie seja bastante pequeno. De qualquer forma, é sempre bom evitá-la, já que um encontro com esta serpente pode ser simplesmente fatal.

Top