TAG: Transtorno da ansiedade generalizada

As preocupações são contratempos bastante comuns para qualquer pessoa, e é completamente natural ter receio sobre algo em determinado ponto da vida. Entretanto, alguns…

As preocupações são contratempos bastante comuns para qualquer pessoa, e é completamente natural ter receio sobre algo em determinado ponto da vida. Entretanto, alguns indivíduos podem sentir uma preocupação patológica, chamada de transtorno da ansiedade generalizada (TAG), que é totalmente desproporcional ao problema temido.

O portador de TAG se preocupa excessivamente com problemas que podem nem ocorrer. (Foto: divulgação)

Entre os principais assuntos que desencadeiam a TAG estão a saúde, orçamento familiar, trabalho, segurança dos filhos e, em situações mais extremas, até mesmo um simples atraso para o compromisso. Conheça mais sobre o transtorno da ansiedade generalizada.

Entenda como combater a ansiedade sem medicamentos.

O que é o Transtorno de ansiedade generalizada

A TAG é um distúrbio da ansiedade que envolve o nervosismo crônico, preocupação e tensão excessiva, o que acaba sendo mental e fisicamente muito desgastante. Essa doença pode não ser tão facilmente diagnosticada, podendo ser confundida com alguns outros problemas de saúde.

Em oposição à fobia, onde o medo é relacionado a algo específico, a ansiedade de pacientes portadores desse tipo de problema tende a ser difusa, culminando em uma forte sensação de medo ou inquietação, capaz de afetar o desempenho nas atividades cotidianas. A TAG não deve ser confundida com o ataque de pânico, que cursa com pico de ansiedade muito mais intenso, porém com instalação aguda e melhora rápida.

Conheça os benefícios do Ioga para a ansiedade.

Diferenças entre uma preocupação normal e TAG (Foto: divulgação)

Como identificar a TAG

O portador de TAG eleva qualquer preocupação a um nível estratosférico. Nem todos os pacientes assumem o problema e muitos acabam negando os sintomas, mas alguns sinais que podem indicar que algo não está normal e a ansiedade está passando dos limites é:

  • Ansiedade mais intensa do que a situação exige;
  • Crença de que a ansiedade, de alguma forma, acaba sendo protetora;
  • Dificuldade para se livrar dos pensamentos ansiosos;
  • Excesso de preocupação ao longo do dia;
  • Preocupação com coisas consideradas improváveis de acontecer;
  • Tensão ao logo de todo o dia, sem nenhum motivo aparente;
  • Dificuldade para tolerar a incerteza;
  • Dificuldade para relaxar.
Leia Também:  Conheça os benefícios da alcachofra

Consequências da TAG

Infelizmente esse problema acaba sendo muitas vezes menosprezado, recendo uma importância muito aquém do que deveria. Entre os principais prejuízos que a TAG pode causar, destacam-se:

  • Cansaço físico e mental;
  • Dificuldade para dormir;
  • Cefaleia tensional;
  • Problemas digestivos;
  • Dificuldade para se concentrar em afazeres;
  • Inabilidade de concluir tarefas.

Entenda como acupuntura funciona para o tratamento da ansiedade.

A insônia pode ser um sinal de TAG. (Foto: divulgação)

O transtorno da ansiedade generalizada é um problema sério, que muitas vezes acaba sendo menosprezado. Entretanto, é muito importante destacar que esse tipo de distúrbio pode ter repercussões importantes, afetando a vida e o bem estar de seus portadores. Mediante a persistência de alguns sinais que indiquem a existência do problema, a melhor coisa a ser feita é procurar um médico psiquiatra, capaz de avaliar o problema e instaurar o tratamento mais adequado.

Top