Taças para cada bebida: quais são

Taças para cada bebida: quais são

Preparar um jantar magnífico e especial é algo relativamente fácil: basta ter em mãos um livro de receitas e aprimorar as técnicas culinárias para…

Por Paulo Lima em 08/07/2013

Preparar um jantar magnífico e especial é algo relativamente fácil: basta ter em mãos um livro de receitas e aprimorar as técnicas culinárias para obter o resultado desejado. Entretanto, um ponto que ainda permanece desconhecido pela maioria das pessoas são as regras de etiqueta, principalmente as inerentes ao uso dos talheres apropriados.

Por isso, para você que deseja conhecer mais, veja a seguir as taças para cada tipo de bebida e transforme o seu jantar em algo totalmente inusitado e elegante:

Conheça os tipos de taças para cada tipo de bebida (Foto: Divulgação)

Etiqueta para taças e copos

Taça para água: Como em todo almoço formal, a água é um item imprescindível e que jamais pode faltar, podendo estar sempre em uma taça maior ou até mesmo em um copo à frente do prato. Esta taça também é apropriada para sucos e refrigerantes.

Vinho tinto: Esta magnifica bebida pode ser servida em uma taça menor em comparação com a de água e principalmente nos modelos com bojo, que são taças em formatos mais esféricos.

Vinho branco ou rosé: A taça adequada para vinho do tipo branco ou rosé é um modelo menor ainda do que a do vinho tinto. Uma vez que o vinho branco precisa de mais refrigeração para ser consumido, esse recipiente assegura a integridade da bebida por mais tempo. Ao arrumar a mesa, coloque-a à direita da taça usada para o vinho tinto.

Espumantes e champanhes: Os modelos longos e altos de taças são os mais propícios para os champanhes e espumantes, visto que conservam melhor suas borbulhas e por muito mais tempo. Na mesa, esta taça deve estar à esquerda da taça de água.

Os espumantes adquirem maior durabilidade em taças longas e finas (Foto: Divulgação)

Taças especiais para bebidas requintadas

Após um magnífico almoço ou jantar, nada como apreciar uma bebida sofisticada, como os licores, conhaques ou whisky. Para estes casos, o melhor é sempre apostar em pequenos cálices para bebidas ou taças sherry, que são ideais para vinhos do porto e outros drinks que devem ser apreciados em doses pequenas.

Use taças menores ou cálices para bebidas mais refinadas para degustação (Foto: Divulgação)

Outra dica interessante é fazer um maravilhoso coquetel de morango para servir após a refeição, que por conseguinte deve estar em uma taça triangular. Já os conhaques podem ser servidos em taças menores, porém com bojo e uma boca mais estreita. Por fim, lembre-se de apreciar essas especiarias com moderação e usufruir do requinte que elas são capazes de oferecer à sua refeição.

Top