Tablets e e-reader: diferenças

Os tablets conquistaram um público vasto no mercado nacional e internacional. Em alguns casos conseguem substituir os computadores, mas tem lá as suas desvantagens.…

Os tablets conquistaram um público vasto no mercado nacional e internacional. Em alguns casos conseguem substituir os computadores, mas tem lá as suas desvantagens. Para quem gosta de fazer leitura de livros online eles também não são os mais indicados, pois esse segmento possui um tipo de produto apropriado: o e-reader. O problema é que esses equipamentos servem praticamente só para a leitura de livros digitais.

Leia mais sobre: E-reader: vale a pena comprar?

Os dois produtos são visualmente parecidos, mas suas funções são diferentes (Foto: Divulgação)

Como existe falta de informação, algumas pessoas acabam comprando um tablet quando um e-reader já daria conta de satisfazer duas necessidades. Ou pior: levam para casa um leitor de livros online que não consegue atendê-lo plenamente. Confira a seguir as principais diferenças entre o e-reader e o tablet.

Comparações entre a tela do e-readers e os tablets

Como os e-readers foram planejados para leitura é possível fazer com que você consiga apreciar seu livro sem cansar as vistas, como acontece ao ficar muito tempo de frente com o computador. A chamada E-ink, que é uma tecnologia própria de exibição em preto e branco do conteúdo faz com que a tela do equipamento não emita luz. Isso também ajuda quem pretende usar o produto em locais com muita luminosidade. Porém, o ponto negativo da tela dos e-readers nesse caso é em lugares escuros é impossível ler.

Saiba mais sobre: Vale a pena comprar um tablet?

Já os tablets possuem telas bem iluminadas, com botões coloridos, que ajuda muito quando se está em um local escuro. No entanto, em ambientes claros a visibilidade da tela fica comprometida. Além disso, é muito mais cansativo ler usando um equipamento como esse do que um e-reader.

Leia Também:  Ofertas de TVs LCD Compra Fácil

Quem substitui melhor o notebook?

Os tablets substituem melhor os notebooks, pois são semelhantes com relação as funções. Mas, se sua preocupação maior é acessar a internet, então você pode comprar um e-reader, porque ele faz muito bem essa função. A navegação é mais propícia para a compra de programas para a leitura digital do que para redes sociais, por exemplo. Quem quer economia e só precisa ficar conectado, na hora de escolher entre os tablets e e-readers pode ficar com a segunda opção sem medo, pois eles também possuem, na sua maioria, o Wi-Fi.

Avalie as sua necessidade antes de comprar um tablet ou e-reader (Foto: Divulgação)

Qual bateria dura mais no comparativo de tablets e e-readers?

Como a tela dos e-readers são menos iluminadas e o seu processador é menos poderoso, sua bateria dura mais do que a dos tablets. A diferença é exorbitante: o leitor de livros digitais pode ficar até 30 dias sem precisar de carga, já o tablet pode ter a carga finalizada em apenas algumas horas, dependendo do modo de uso e da frequência.

Top