Tabelas IGP-M 2022 (Índice Geral de Preços do Mercado)

Felipo Bellini 01/04/2022 Notícias

As tabelas IGP-M 2022 é um importante levantamento que mostra as variações de preços e valores diversos associados ao mercado de produtos, de uma maneira mais ampla, e também ao setor da construção civil. Dessa forma, esse documento é essencial para guiar algumas mudanças no comportamento do mercado, como alterações de valores em cobranças, por exemplo.

Conhecer a tabela IGP-M 2022 é uma boa maneira de planejar melhor as finanças, uma vez que os dados apresentados no documento acabam recaindo sobre todas as pessoas economicamente ativas da sociedade. Também é uma boa maneira de entender a dinâmica de preços do mercado.

Para saber mais sobre como é constituída a tabela IGP-M 2022 e como ela funciona, acompanhe o texto até o fim e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que é a tabelas IGP-M 2022?

A tabela IGP-M 2022 é um levantamento que apresenta a variação, em porcentagem, dos custos associados às atividades que fazem parte do processo produtivo no país e também à construção civil. Em outras palavras, é um documento que apresenta índices de inflação ou deflação de preços de diferentes setores ao longo do ano.

O que é a tabelas IGP-M 2022

Fonte/Reprodução: original

Essa tabela IGP-M, que significa Índice Geral de Preços do Mercado, é elaborada pela FGV desde a década de 1940. O levantamento é feito todos os meses e divulgado no site da fundação. Os números apresentados na tabela servem de guia para as movimentações e alterações de preços no mercado de uma maneira geral.

Qual o valor do IGPM em 2022?

A tabela IGP-M 2022, até o momento, apresenta um aumento anual acumulado de 3,68%. Esse valor é baixo porque a tabela é atualizada mensalmente, de modo que ela só conta com os números relativos aos meses de janeiro e fevereiro deste ano (os de março ainda não foram divulgados).

No entanto, o valor que deve servir de referência para o aumento no preço de várias coisas este ano é o índice da tabela IGP-M 2021, que é de 17,79%. Esse número representa o acúmulo das alterações de preços de matérias-primas diversas, produtos e prestação de serviços durante os doze meses do último ano.

Qual o índice do IGPM para reajuste de aluguel 2022?

O índice IGP-M para o reajuste nos valores do aluguel em 2022 é 17,79%, justamente o valor acumulado da inflação de preços que a tabela registrou de janeiro a dezembro de 2021. Isso acontece porque o valor de referência para aumento de aluguel no Brasil sempre é o índice da tabela IGP-M do ano anterior.

Na prática, se uma pessoa pagou R$1500 de aluguel ao longo de 2021, ela deve desembolsar, mensalmente, cerca de R$ 1.766 neste ano, ou seja, 17,79% a mais. E isso serve para qualquer aluguel, de qualquer valor. A referência de aumento sempre deve ser a tabela IGP-M do último ano.

De toda forma, a tabela IGP-M 2022 deve apresentar bons indicadores das variações (inflações e deflações) dos preços e custos de produção no mercado este ano. Isso, por sua vez, deve ajudar na orientação das alterações de outros valores, e não apenas do aluguel. Para acompanhar a divulgação atualizada dos índices, basta acessar a página da FGV e clicar em “Última divulgação”.

Outros artigos

Receita de omelete de atum

12/03/2012

Receita de omelete de atum

[caption id="attachment_408056" align="aligncenter" width="433" caption="Omelete de atum, perfeita para um lanchinho rápido no final de tarde"][/caption] Ricos em...