Tabela Periódica dos Elementos

A Tabela Periodica dos Elementos é um recurso importante para o entendimento das questões químicas, ela separa as substâncias em grupos de acordo com…

A Tabela Periodica dos Elementos é um recurso importante para o entendimento das questões químicas, ela separa as substâncias em grupos de acordo com as suas propriedades e características. A idéia de criar esse sistema organizado de elementos surgiu da mente do russo Mendeleiev, ele publicou a tabela em seu livro Princípios da Química.

No entanto, a estrutura da tabela periódica nem sempre foi a mesma, ela passou por modificações ao longo do tempo devido a descoberta de novos elementos químicos. Para organizar os grupos e famílias, os cientistas precisaram considerar a massa e o número atômico de cada elemento. Consultando a tabela periódica, podemos realizar diversos tipos de cálculos, como a distribuição eletrônica e o balanceamento.

Apesar de Mendeleiev ter sido um nome de destaque na elaboração da tabela, o inglês Henry G. J. Moseley é o responsável pela estrutura moderna, onde a ordem se estabelece de acordo com o número atômico. Os elementos também são classificados na tabela, divididos em Metais alcalinos, terrosos, representativos ou em transição, lantanídios, actinídios, semimetais, não-metais, halogênios e gases nobres.

Confira a tabela periódica dos elementos


Top