Tabela fértil da mulher

Tabela fértil da mulher

A tabela fértil da mulher é uma poderosa aliada para conseguir engravidar. Ela mostra o período de maior fertilidade feminina, ou seja, os dias…

Por Isabella Moretti em 06/11/2014

A tabela fértil da mulher é uma poderosa aliada para conseguir engravidar. Ela mostra o período de maior fertilidade feminina, ou seja, os dias de ovulação. Na internet há várias calculadoras que descobrem o período fértil, mas antes de usá-las, é importante entender como funciona o cálculo.

Tabela fértil da mulher. (Foto: Divulgação)

Todas as mulheres precisam saber como calcular o período fértil, inclusive aquelas que estão querendo evitar uma gravidez. Os dias férteis são aqueles que otimizam  as chances de fecundação, ou seja, nessas datas a relação sexual tem mais chance de resultar em uma gravidez.

Leia mais: Ovulação irregular: saiba mais

Tabela fértil da mulher

O período fértil de uma mulher nada mais é do que o intervalo de dias em que o seu organismo está mais propício para conceber uma gravidez. Para entender melhor como isso funciona, é importante ter em mente que o óvulo permanece viável para a fecundação somente por 24 horas e os espermatozoides sobrevivem dentro da mulher por até 5 dias.

A mulher costuma ficar mais fértil durante 5 dias de cada mês. Esse intervalo começa a ser calculado no meio do ciclo, ou seja, por volta do 14º dia de um ciclo regular com duração de 28 dias. A contagem deve ser feita sempre a partir do último dia de menstruação.

O período fértil é aquele em que a mulher tem mais chances de engravidar. (Foto: Divulgação)

Depois de contar os 14 dias após o último dia de menstruação, a mulher precisa ter em mente que a sua ovulação pode acontecer três dias antes ou três dias depois da data estimada. Se ela quer aumentar as suas chances de engravidar, ela deve ter relações sexuais em todos esses dias.

Para entender melhor como funciona o cálculo do período fértil, vamos apresentar um exemplo prático. Considere uma mulher, cujo último dia de menstruação foi 1º de outubro. Se o seu ciclo for regular e com duração de 28 dias, então a sua ovulação acontecerá por volta do dia 15 de outubro. Nesse caso, o ideal é ter relações sexuais no período de 11 a 16 de outubro.

A tabela funciona para quem tem o ciclo regular. (Foto: Divulgação)

A tabela fértil da mulher funciona apenas entre aquelas que possuem um ciclo menstrual regular. Quem tem um ciclo irregular e deseja engravidar deve optar pelo teste de ovulação, que pode ser encontrado à venda em qualquer farmácia. Alguns sinais do próprio corpo também ajudam a mulher a descobrir se está ovulando, como é o caso do corrimento parecido com clara de ovo.

Calculadora de período fértil

Use a calculadora do período fértil. (Foto: Divulgação)

Se você tiver dificuldade de calcular o seu período fértil, então utilize a calculadora do Alô Bebê. Para fazer o cálculo, informe a data da última menstruação e o número de dias do seu ciclo.  O sistema vai gerar calendários, mostrando as melhores datas.

Não deixe de conversar com o seu ginecologista. Ele pode te ajudar a montar a tabela fértil da mulher.

Top