Sustentabilidade: aprenda a ser um consumidor sustentável

A sustentabilidade pode estar presente em todos os setores, em todos os lugares, inclusive no seu dia-a-dia. Com ações simples e rotineiras você pode…

A sustentabilidade pode estar presente em todos os setores, em todos os lugares, inclusive no seu dia-a-dia. Com ações simples e rotineiras você pode contribuir com o meio ambiente, sendo um consumidor sustentável. Pesquisas globais mostram que os consumidores já mostram grande interesse em assuntos “verdes”. São pessoas que descartam as embalagens recicláveis em lugares corretos, assim como o lixo orgânico no local ideal. A pesquisa foi feita pela empresa Tetra Park, especializada em embalagens recicláveis. Em 2011, cerca de 90% dos consumidores descartam o lixo em lugares próprios e seletivos.

Um consumidor sustentável se preocupa com o meio ambiente em todas as suas ações. As pessoas buscam pelas embalagens recicláveis, evitando o lixo nas ruas e em locais inapropriados. Em alguns casos há a falta de educação, da instrução e a informação do quão importante é jogar o lixo no lixo. Com isso, esses indivíduos deixam o lixo nas ruas, em encostas, trazendo consequências terríveis para a cidade em geral.

O consumo sustentável não está apenas ligado ao lixo, afinal, usar com consciência os recursos naturais também é uma medida indispensável. É preciso economizar água, energia e demais serviços vindos de recursos naturais. Economizar água e energia no dia-a-dia pode fazer diferença para seu orçamento e para o meio ambiente.

Algumas pessoas pesquisam sobre como ser um consumidor sustentável. É preciso fazer uma reeducação em sua rotina, mudar os hábitos. Ser sustentável é uma filosofia de vida. São pequenas ações que fazem toda a diferença, como não jogar lixo nas ruas, para fora de veículos, economizar os recursos naturais, usar de fontes renováveis de energia e assim por diante. As fontes renováveis estão sendo altamente exploradas e pesquisas. O Brasil é um país exemplar nessa característica, pois busca incansavelmente por novas fontes.

Ser sustentável vai muito além do que preservar o meio ambiente. É ter a consciência dos problemas que podem surgir ou agravar com essa falta de compromisso com o que é natural, com o que pode acabar com o passar do tempo.

Os consumidores estão dando preferência para as embalagens e produtos ecologicamente corretos, mesmo sendo um pouco mais caros. A sustentabilidade tem um preço um pouco mais elevado, mas a diferença é pequena se comparada com o impacto que pode trazer para a comunidade. Essas são apenas algumas informações e dicas para ser um consumidor sustentável. Tenha consciência e mude seus hábitos. Preserve o meio ambiente, os recursos naturais e saiba crescer junto com a natureza.

Top