Suplementos de BCAA: saiba mais

Mesmo que você não seja um(a) frequentador(a) de academias, certamente já ouviu falar sobre os suplementos BCAA. Quem pega pesado no treino e tem…

Mesmo que você não seja um(a) frequentador(a) de academias, certamente já ouviu falar sobre os suplementos BCAA. Quem pega pesado no treino e tem como objetivo ganhar músculos sabe o quanto esse produto ajuda, na tarefa. Cada vez mais frequentes, os suplementos BCAA fornecem ao organismo algumas substâncias importantes, de forma mais concentrada e eficaz. Saiba mais.

Existem incontáveis marcas de BCAA's no mercado (Foto: Divulgação)

O que é BCAA?

A sigla, em inglês, BCAA as palavras Branched Chain Amino Acids, que pode ser traduzido por Aminoácidos de Cadeia Ramificada.  Os aminoácidos, por sua vez, são unidades pequenas, que formam a proteína. Já as proteínas são unidades básicas do tecido muscular.

Nosso organismo produz alguns aminoácidos; porém, outros devem ser conseguidos, por meio de alimentação. São os chamados aminoácidos essenciais e alguns deles são encontrados em fontes de proteínas de origem animal, ou seja, de carnes.

Os BCAA's favorecem a formação e preservação dos músculos (Foto: Divulgação)

Por que tomar BCAA?

Os atletas e outras pessoas que realizam treinos pesados devem alimentar-se adequadamente, para que não corram o risco de sofrer deficiência nutricional. Os alimentos necessários devem ser fornecidos ao corpo, para que se tenha energia suficiente e para que não haja degradação da proteína muscular. Os suplementos, porém, ajudam neste processo e também aceleram a formação de músculos. É por isso que muitas pessoas optam por tomar BCAA. Eles participam ativamente da construção do tecido muscular, bem como estimulam a produção de outras substâncias pelo organismo, necessárias à saúde.

Quando se toma o BCAA, o suplemento é absorvido no intestino e transportado para o fígado. Lá, ele é usado para a síntese proteica e entra na formação dos músculos. Tomado antes ou depois do treino, o suplemento contribui para que se aproveite, ao máximo, o período em que se trabalhou o corpo.

Antes de optar pelo consumo, é preciso consultar um nutricionista (Foto: Divulgação)

Como tomar BCAA

Como os benefícios do BCAA envolvem melhorar o desempenho durante o treino e promover a recuperação mais rápida do corpo, o ideal é consumi-lo antes e depois da malhação. Em geral, as pessoas ingerem de 4g a 8g do produto, antes e depois do treino. Vale ressaltar, porém, que cada indivíduo é singular. Portanto, o mais importante é a consulta a um nutricionista, antes de optar por consumir qualquer tipo de suplemento. Somente ele irá indicar a dosagem ideal ao seu corpo.

Continuar Lendo  Dicas para organizar a casa após festa

Também é importante consumir muita água, quando se tomam suplementos. Além da reposição normal, necessária ao organismo, é preciso dar uma mãozinha ao corpo, na hora de excretar substâncias desnecessárias a ele e a água tem papel fundamental, nessa etapa.

Top