Suplemento termogênico: o que é

Diferente do que algumas pessoas pensam, os produtos termogênicos não atuam derretendo as gorduras corporais e agem diretamente sobre o metabolismo basal do organismo,…

Por Editorial MDT em 25/03/2013

Diferente do que algumas pessoas pensam, os produtos termogênicos não atuam derretendo as gorduras corporais e agem diretamente sobre o metabolismo basal do organismo, proporcionando a perda de peso como resultado secundário. Entretanto, esse tipo de suplemento não deve, de forma alguma, substituir uma dieta sólida equilibrada e a prática de exercícios físicos na busca por um corpo livre do excesso de gordura. Saiba mais sobre o assunto e entenda o que é o suplemento termogênico.

Conheça mais a respeito dos termogênicos.

Produtos termogênicos podem ajudam a eliminar peso. (Foto: divulgação)

O que são suplementos termogênicos

Os suplementos termogênicos são produtos feitos para oferecer ao indivíduo as doses necessárias de vários ingredientes que, juntos, são capazes de estimular a perda de peso. Eles atuam aumentando o metabolismo celular, que passa a utilizar a gordura como combustível para a realização de suas funções. Além de ser utilizada na realização das necessidades celulares, parte da energia produzida é dissipada na forma de calor.

É fundamental salientar que isso não significa que quanto mais termogênico for consumido, mais rápida será a perda de peso, sendo essencial seguir um plano alimentar desenvolvido por um profissional, sempre respeitando a dosagem recomendada pelo fabricante do suplemento. O mais indicado é iniciar o uso sempre com a menor dosagem expressa na embalagem.

Conheça as cápsulas termogênicas e saiba como usar.

O uso inadequado dos termogênicos aliados com maus hábitos alimentares pode resultar em perda de massa muscular. (Foto: divulgação)

Expectativa de resultados

É necessário ser realista e não esperar nenhum tipo de perda de peso milagrosa. Usar suplemento termogênico não significa que o paciente irá reduzir medidas rapidamente, pois é necessário respeitar uma taxa de segurança de perda de peso, que é de 1 a 3 kg semanais, em média. Pessoas que se submetem à dietas restritivas e ainda usam termogênicos podem conseguir reduzir o peso com grande velocidade, mas não de maneira saudável, uma vez que o resultado se dará às custas da perda de massa muscular.

Importância da dieta balanceada

Suplementos termogênicos são capazes de ajudar na eliminação de gordura, mas só irão surtir bons efeitos caso seu uso estejam aliados a uma dieta balanceada. Na verdade, saber escolher os alimentos certos, optando por um plano alimentar hipocalórico, é o passo mais importante para emagrecer com saúde.

Confira quais alimentos termogênicos podem ser incluídos na dieta.

Para tomar suplementos termogênico é necessário seguir as indicações do rótulo. (Foto: divulgação)

Os produtos termogênicos podem auxiliar a perda de peso, mas resultados satisfatórios só são obtidos com a união desse tipo de suplementação a hábitos de vida saudável, como a prática regular de exercícios físico e a adoção de uma dieta variada e bem equilibrada.

Top