O encontro do dia 13 com a sexta-feira costuma deixar as pessoas com arrepios. A data é caracterizada por várias lendas e crendices, que julgam a ocasião como azarada e até mesmo amaldiçoada. Os supersticiosos que levam as superstições na sexta-feira 13 a sério chegam a abrir mão de fazer algumas atividades por medo deste dia negro do calendário.
Superstições na sexta-feira 13
A origem das superstições na sexta-feira 13 é duvidosa, mas em todas as culturas a data não é vista com bons olhos. Para a mitologia nórdica, por exemplo, a data faz referência a Deusa Friga, que amaldiçoou os escandinavos que se converteram ao cristianismo, fazendo rituais todas as sextas-feiras junto com 11 bruxas e o demônio. Os cristãos também não veem com bons olhos a data, sobretudo por causa da crucificação de Jesus e pela perseguição dos templários.
Dia do mau agouro
Por ser o ‘dia de mau agouro’, muitas superstições ganham espaço na sexta 13 para evitar qualquer mal causado pela data amaldiçoada. Para afastar o azar da vida pessoal e profissional as pessoas apostam em todos os tipos de medidas, inclusive nas crendices características da cultura popular.
Sexta-feira 13 e a economia
Alguns supersticiosos sentem tanto pavor da sexta-feira 13 que até evitam sair de casa. Nos Estados Unidos, por exemplo, a economia sofre um impacto muito forte nesta data porque as pessoas sentem medo de fazer investimentos ou fechar negócios em pleno dia mais azarado do ano.
Confira a seguir as superstições associadas à sexta-feira 13:
• Para não sofrer a influência da data amaldiçoada, algumas pessoas entram nos lugares literalmente com o pé direito;
• É comum também evitar contato com todas as figuras que simbolizam o azar, como é o caso do gato preto;
• Existem pessoas que evitam se despedir dos amigos numa ponte, afinal, a crença popular diz que esta separação será para sempre;
• Depois de deixar o pão cair no chão, ele deve ser beijado e não simplesmente jogado fora;
• Passar por debaixo da escada em plena sexta-feira 13 está fora de questão para os supersticiosos;
• Quebrar um espelho pode trazer sete anos de azar, segundo a crença popular, então imagine se isso acontecer na sexta treze;
• Há pessoas que evitam abrir o guarda-chuva dentro de casa porque isto pode desencadear problemas com os familiares;
• A cadeira de balanço balançando sozinha é um convite para o demônio, por isso ela deve ser evitada;
• Caso um chapéu seja deixado sobre a cama, pode tornar o dia ainda mais azarado.
É interessante conhecer algumas curiosidades sobre a data mais obscura do calendário, porém cuidado para não cair na paranoia com as superstições de azar ou sorte.