Superavit primário: o que é?

PUBLICIDADE

O superavit primário é um importante índice econômico que frequentemente aparece sendo citado pelos jornais e portais de notícias. Especialmente aqueles atentos a informações financeiras, que dizem respeito a administração da economia do Estado. 

O Estado, mesmo que não seja uma empresa privada, ainda assim deve manter sob controle todos seus gastos e despesas, para que assim a economia consiga fluir sem grandes problemas. 

É popularmente conhecida a frase “o Estado nunca fale”, e de fato isso é algo bastante difícil, mas ainda assim não quer dizer que o Estado deva tratar suas receitas e despesas com mãos leves e pouca importância. Na verdade o Estado assim como qualquer empresa deve cuidar muito bem dos seus resultados e ponderar os gastos e ganhos. Venha entender mais sobre como funciona! 

PUBLICIDADE

O que é superavit primário?

O superavit primário é um resultado inicial, observado pelas contas do Estado quando elas têm um resultado positivo. Para atingir o superavit primário a receita do Estado deve ser positiva, mesmo após descontadas todas as suas despesas, salvo juros, da quantidade de finanças que o governo arrecadou. 

O que é superavit primário?
Fonte/Reprodução: original.

O superavit primário é esse resultado quando ele é positivo, ou seja, a conta fecha e o Estado tem saldo suficiente para pagar suas despesas. Não só para pagar suas despesas, mas também apresenta saldo o suficiente para funcionar para inúmeros outros eventos, processos e situações. 

Qual o objetivo do superavit primário?

O superavit primário é um resultado em si mesmo, o resultado demonstra um saldo positivo das contas do Estado. O cálculo para se chegar a esse resultado tem como objetivo justamente verificar se há um superávit ou um déficit nas contas do Estado, para que assim o próprio governo esteja muito mais atento e preparado para lidar com suas finanças e possíveis particularidades trazidas por elas. 

Quais as vantagens do superavit primário?

Há inúmeras vantagens em relação ao resultado do Estado apresentar um superávit primário. A primeira é saber que o Estado certamente terá como pagar suas contas, honrar suas despesas e por fim estar apto para funcionar corretamente, sem necessitar cair na inadimplência ou emprestar fundos. Esse resultado não é importante apenas para o Estado como instituição, mas para todo o país.

PUBLICIDADE
Quais as vantagens do superavit primário?
Fonte/Reprodução: original.

Quando o Estado apresenta o superávit primário ele está dando um recado para possíveis investidores do mundo inteiro de que a economia do país vai muito bem e é capaz de se manter aquecida por mais tempo, o superávit primário, na verdade, é um resultado muito desejado pelo Estado assim que começa os seus cálculos, e toda a forma como o Estado lida com suas despesas, gastos e arrecadação é orientada para conseguir chegar até o superávit primário. 

Quanto mais positivo o resultado do Estado, muito melhor é a situação econômica do país, ao menos ela está muito mais segura, estável e isso representa um cenário fértil e cobiçado para os possíveis investidores tanto nacionais quanto estrangeiros. Sendo assim, o superávit primário é um resultado absolutamente espetacular e necessário. 

Como o superavit primário é calculado?

O cálculo para se chegar ao superávit primário não é exatamente complicado, ele se refere a apenas um cálculo simples, que coloca de um lado as contas e despesas de um Estado, desconsiderando possíveis juros que serão contabilizados futuramente. 

Por outro lado leva em consideração o resultado da receita do Estado e tudo aquilo que a instituição arrecadou. Ou seja, o resultado do cálculo é exatamente a relação entre receita e gastos, quase que como um balanço tradicional. 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.